Dados, por si só, são apenas números e é o tratamento conferido a eles que os tornam informações. Além do processo de coleta e análise, existem procedimentos que contribuem estrategicamente para a prospecção de oportunidades de negócios e para o relacionamento com clientes.
É importante observar que existem aspectos normativos e jurídicos sobre o tratamento de dados, principalmente após o decreto da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Por outro lado, além de uma responsabilidade, esta é uma garantia para todas as formas de criação de algumas das informações
Neste universo, ainda que pouco visados, os dados públicos devem ser considerados como fonte importante de informação. A seguir, falaremos mais sobre eles.
Dados públicos ou dados abertos são conhecidos pela natureza, utilização e divulgação. Por definição, entende-se que “dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente acessá-los, utilizá-los, modificá-los e compartilhá-los para qualquer finalidade, estando sujeito a, no máximo, a exigências que visem preservar sua proveniência e sua abertura”.
São considerados os dados de interesse público aqueles que representam o interesse coletivo, por motivos de segurança ou prestação de contas à sociedade. Podem ser disponibilizados pelo próprio titular ou que estejam disponíveis para consulta por questões legais, como determinado pela Lei de Acesso à Informação (LAI) e, mais recentemente em destaque, pela LGPD.
As principais fontes de dados públicos estão relacionadas a órgãos governamentais e também pela divulgação dos próprios usuários, como nas redes sociais. A exemplo, podemos citar:
E tantas outras, nacionais e internacionais, que permitem a pesquisa e extração direta, seja de forma manual ou através de plataformas projetadas para essa finalidade A seguir, entenda sobre as aplicações.
A tomada de decisões no ambiente empresarial, do ponto de vista da inteligência de negócios e também da gestão de riscos, pode ser ainda mais assertiva, visto que os dados públicos contribuem para análises estratégicas em diferentes oportunidades.
A exemplo, podemos citar os procedimentos de compliance que visam garantir melhor entendimento sobre o relacionamento entre empresas e pessoas em situações de contratação, fusões e aquisições e etc.
Outras aplicações possíveis estão intimamente relacionadas com a análise de mercado, considerando consumidores, concorrentes e outros players.
A consulta de dados públicos pode ser feita manualmente e, de maneira mais estratégica, através de plataformas que utilizam big data, tendo em vista que em muitos casos é necessário o processamento de grande volume de dados em diferentes tipos de operações, seja para o entendimento sobre o mercado como um todo ou análises de indivíduos ou CNPJ.
Que tal conhecer o passo a passo para esse tipo de pesquisa? Não deixe de conferir este artigo para entender como encontrar e validar dados para a tomada de decisão.
Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…
Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…
Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…
A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…
O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…
Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…