O que são dados públicos e como empresas podem utilizá-los

 

Dados, por si só, são apenas números e é o tratamento conferido a eles que os tornam informações. Além do processo de coleta e análise, existem procedimentos que contribuem estrategicamente para a prospecção de oportunidades de negócios e para o relacionamento com clientes.

É importante observar que existem aspectos normativos e jurídicos sobre o tratamento de dados, principalmente após o decreto da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Por outro lado, além de uma responsabilidade, esta é uma garantia para todas as formas de criação de algumas das informações

Neste universo, ainda que pouco visados, os dados públicos devem ser considerados como fonte importante de informação. A seguir, falaremos mais sobre eles.

O que são dados públicos?

Dados públicos ou dados abertos são conhecidos pela natureza, utilização e divulgação. Por definição, entende-se que “dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente acessá-los, utilizá-los, modificá-los e compartilhá-los para qualquer finalidade, estando sujeito a, no máximo, a exigências que visem preservar sua proveniência e sua abertura”.

São considerados os dados de interesse público aqueles que representam o interesse coletivo, por motivos de segurança ou prestação de contas à sociedade. Podem ser disponibilizados pelo próprio titular ou que estejam disponíveis para consulta por questões legais, como determinado pela Lei de Acesso à Informação (LAI) e, mais recentemente em destaque, pela LGPD.

Quais são as fontes de dados públicos?

As principais fontes de dados públicos estão relacionadas a órgãos governamentais e também pela divulgação dos próprios usuários, como nas redes sociais. A exemplo, podemos citar:

  • Receita Federal
  • Portal da Transparência
  • Diário Oficial da União (DOU)
  • DataSUS
  • IBGE
  • IPEA DATA
  • Google Trends
  • Portal Brasileiro de Dados Abertos
  • Notícias

E tantas outras, nacionais e internacionais, que permitem a pesquisa e extração direta, seja de forma manual ou através de plataformas projetadas para essa finalidade A seguir, entenda sobre as aplicações.

Onde aplicar dados públicos?

A tomada de decisões no ambiente empresarial, do ponto de vista da inteligência de negócios e também da gestão de riscos, pode ser ainda mais assertiva, visto que os dados públicos contribuem para análises estratégicas em diferentes oportunidades.

A exemplo, podemos citar os procedimentos de compliance que visam garantir melhor entendimento sobre o relacionamento entre empresas e pessoas em situações de contratação, fusões e aquisições e etc.

Outras aplicações possíveis estão intimamente relacionadas com a análise de mercado, considerando consumidores, concorrentes e outros players.

Como começar?

A consulta de dados públicos pode ser feita manualmente e, de maneira mais estratégica, através de plataformas que utilizam big data, tendo em vista que em muitos casos é necessário o processamento de grande volume de dados em diferentes tipos de operações, seja para o entendimento sobre o mercado como um todo ou análises de indivíduos ou CNPJ.

Que tal conhecer o passo a passo para esse tipo de pesquisa? Não deixe de conferir este artigo para entender como encontrar e validar dados para a tomada de decisão.

RESUMINDO

Dados, por si só, são apenas números e é o tratamento conferido a eles que os tornam informações.

leia também

maio 10, 2021

Como preparar seu time de vendas para uma estratégia de Outbound Marketing?

Como preparar seu time de vendas para uma estratégia de Outbound Marketing?   Depois que […]
maio 7, 2021

Dicas de como elaborar um relatório de vendas

Dicas de como elaborar um relatório de vendas Você sabe o que é um relatório […]
maio 5, 2021
Leads pré-qualificados

Leads pré-qualificados: como eles podem complementar sua estratégia

Leads pré-qualificados: como eles podem complementar sua estratégia   Empresas que contam com alguma estratégia […]
maio 3, 2021
Big Data nas empresas

Mitos e verdades sobre Big Data nas empresas

Grandes, médias e até mesmo pequenas empresas, em algum momento, terão de colocar o tema […]