O que são dados públicos e como empresas podem utilizá-los

 

Dados, por si só, são apenas números e é o tratamento conferido a eles que os tornam informações. Além do processo de coleta e análise, existem procedimentos que contribuem estrategicamente para a prospecção de oportunidades de negócios e para o relacionamento com clientes.

É importante observar que existem aspectos normativos e jurídicos sobre o tratamento de dados, principalmente após o decreto da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Por outro lado, além de uma responsabilidade, esta é uma garantia para todas as formas de criação de algumas das informações

Neste universo, ainda que pouco visados, os dados públicos devem ser considerados como fonte importante de informação. A seguir, falaremos mais sobre eles.

O que são dados públicos?

Dados públicos ou dados abertos são conhecidos pela natureza, utilização e divulgação. Por definição, entende-se que “dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente acessá-los, utilizá-los, modificá-los e compartilhá-los para qualquer finalidade, estando sujeito a, no máximo, a exigências que visem preservar sua proveniência e sua abertura”.

São considerados os dados de interesse público aqueles que representam o interesse coletivo, por motivos de segurança ou prestação de contas à sociedade. Podem ser disponibilizados pelo próprio titular ou que estejam disponíveis para consulta por questões legais, como determinado pela Lei de Acesso à Informação (LAI) e, mais recentemente em destaque, pela LGPD.

Quais são as fontes de dados públicos?

As principais fontes de dados públicos estão relacionadas a órgãos governamentais e também pela divulgação dos próprios usuários, como nas redes sociais. A exemplo, podemos citar:

  • Receita Federal
  • Portal da Transparência
  • Diário Oficial da União (DOU)
  • DataSUS
  • IBGE
  • IPEA DATA
  • Google Trends
  • Portal Brasileiro de Dados Abertos
  • Notícias

E tantas outras, nacionais e internacionais, que permitem a pesquisa e extração direta, seja de forma manual ou através de plataformas projetadas para essa finalidade A seguir, entenda sobre as aplicações.

Onde aplicar dados públicos?

A tomada de decisões no ambiente empresarial, do ponto de vista da inteligência de negócios e também da gestão de riscos, pode ser ainda mais assertiva, visto que os dados públicos contribuem para análises estratégicas em diferentes oportunidades.

A exemplo, podemos citar os procedimentos de compliance que visam garantir melhor entendimento sobre o relacionamento entre empresas e pessoas em situações de contratação, fusões e aquisições e etc.

Outras aplicações possíveis estão intimamente relacionadas com a análise de mercado, considerando consumidores, concorrentes e outros players.

Como começar?

A consulta de dados públicos pode ser feita manualmente e, de maneira mais estratégica, através de plataformas que utilizam big data, tendo em vista que em muitos casos é necessário o processamento de grande volume de dados em diferentes tipos de operações, seja para o entendimento sobre o mercado como um todo ou análises de indivíduos ou CNPJ.

Que tal conhecer o passo a passo para esse tipo de pesquisa? Não deixe de conferir este artigo para entender como encontrar e validar dados para a tomada de decisão.

RESUMINDO

Dados, por si só, são apenas números e é o tratamento conferido a eles que os tornam informações.

leia também

janeiro 26, 2022
aumentar a produtividade da equipe

Como aumentar a produtividade da sua equipe

Como aumentar a produtividade da sua equipe   O capital humano é, sem dúvida alguma, […]
janeiro 24, 2022
análise de concorrência

Análise de concorrência: por que realizar e o que pesquisar

Análise de concorrência: por que realizar e o que pesquisar   Um ponto básico sobre […]
janeiro 19, 2022
benchmarking

O que é benchmarking?

O que é benchmarking?   Ao planejar um novo negócio, para conhecer sua concorrência e […]
janeiro 17, 2022
ferramentas de Analytics

Ferramentas de Analytics para monitorar seu site

Ferramentas de Analytics para monitorar seu site   Não só as empresas que vendem online […]