Você sabe o que é um relatório de vendas e para que ele serve? Trata-se de um documento importante para a rotina da área comercial que tem como principal objetivo registrar todas as ações do time e seus resultados.
Gestores, vendedores e também os profissionais envolvidos com marketing estão habituados a terem sua produtividade avaliada através de métricas e indicadores de performance que visam aperfeiçoar estratégias em busca de resultados melhores.
A seguir, trazemos algumas dicas valiosas sobre como elaborar um relatório de vendas, estruturando do zero ou aprimorando um documento já existente. Esperamos que sejam úteis!
É bom sempre lembrar que objetivos são o que você deseja alcançar e as metas quantificam em taxas, números absolutos e prazos os seus objetivos. Dito isso, é importante considerar que todo relatório de vendas, para que seja realmente eficiente, deve constar de indicadores que ajudem a visualizar se as expectativas de resultados foram ou não alcançadas.
A meta é dobrar as vendas em 6 meses? Ou aumentar o ticket médio em 10% até o final do ano? Independentemente de qual for a meta, elas devem estar explícitas de maneira comparativa para que a tomada de decisão seja assertiva.
Definir o formato de apresentação do relatório de vendas também é um passo importante para garantir a visualização ágil e eficiente dos dados, com a finalidade de garantir uma análise correta das informações. A periodicidade de apresentação do documento também influencia na escolha do melhor formato.
Para fins comparativos, vale a pena considerar o uso de tabelas e infográficos dinâmicos e atualizados em tempo real. Existem diversas ferramentas de business intelligence que permitem estruturar e organizar dados em dashboards com atualização real time, diminuindo o trabalho muitas vezes manual e aumentando a produtividade das equipes.
Agora, falamos sobre a essência do relatório de vendas: as métricas e os indicadores-chave de performance, mais conhecidos como KPIs, que traduzem as métricas (dados brutos) em objetivos de negócio.
Como exemplo, temos as métricas como ticket médio, quantidade de vendas realizadas, e-mails e ligações de prospecção feitas pela equipe, contratos fechados, propostas pendentes e por aí vai.
A partir delas, é possível determinar qual é o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), o lucro gerado pelo relacionamento com clientes Lifetime Value (LTV), o tempo que se investe para uma venda, entre tantos outros possíveis que servem para orientar e promover ajustes estratégicos, a partir das análises.
É muito difícil, atualmente, falar de estratégias de vendas sem pensar na infraestrutura necessária para o funcionamento da área comercial para além das já conhecidas ferramentas de CRM, para gestão do funil de vendas e das automações de marketing.
O grande volume de dados processados por vendas desperta a necessidade de ferramentas com tecnologia especial para análise de big data. Seja para criação de relatórios de vendas ou de outras áreas, vale a pena conferir como iniciar a gestão de dados em empresas.
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