PERSONAS
Entenda como aprimorar essa metodologia, incluindo em seu escopo: dados, orientações de estatística e probabilidade.
Nos últimos anos, o assunto Personas ganhou muito peso no mundo dos negócios, prometendo ser uma metodologia que traz clareza para gestores e líderes quando o assunto é entendimento de públicos de interesse.
Se você ainda não está familiarizado com esse tema, leia nosso último artigo que explica o que são personas e como utilizá-los em suas estratégias de negócio.
Mesmo sendo abrangente, desde então, o termo foi incorporado por departamentos de marketing (principalmente marketing digital), como uma prática comum dentro de planejamentos estratégicos, auxiliando na produção de conteúdos e ofertas.
Acontece que nos últimos meses, nós da Nova Vida, nos debruçamos sobre o tema público-alvo e percebemos que é bem comum esse assunto estar acompanhado de gaps e erros de interpretação. Isso acontece pois as metodologias existentes ainda são subjetivas, pouco científicas e com grande margem para erros interpretativos.
O ideal neste caso é acrescentar às atuais práticas, um método científico, que quantifique e minimize interferências pessoais – principalmente de quem já está envolvido no assunto. A adoção de modelos estatísticos e probabilísticos pode ser o caminho.
Durante essa caminhada, orientados pelo objetivo de evoluir o assunto, separamos em dois os principais tipos de dados existentes nas metodologias atuais:
Informações de Negócio (contextuais)
Informações de Perfil (imutáveis)
Personas: variáveis demográficas
As variáveis demográficas são, em geral, as informações populacionais que mais estamos acostumados a trabalhar. Idade, sexo, ciclo de vida, renda presumida, ocupação profissional, região em que mora, formação e por aí vai.
Principal erro que encontramos, neste caso, é a suposição ou olhar obtuso para estes itens. “Suponho que minha persona tenha de 30 a 40 anos e tenha uma renda média de R$ 3.000,00 mensais”.
Por se tratar de informações sobre pessoas e empresas, o ideal nesse caso é o cruzamento entre a sua base interna de dados com um data lake robusto e organizado que possua essas informações. Desta forma você tira de jogo opiniões pessoais e suposições, trazendo para o centro informações reais.
Criamos um modelo que cruza uma série de variáveis demográficas e de comportamento, agrupando cerca de 60 diferentes clusters que têm ajudado empresas a melhorar seu entendimento de público.
Personas: variáveis de interesse
As variáveis de interesse tratam dos desejos e buscas que seu público realiza. Classificar interesses de uma persona tende a ser mais complexo quando não é alimentado por uma base de dados, já que estamos falando de uma suposta ação.
Ex: “Tenho interesse (estou pesquisando sobre) carros de luxo, porém não tenho previsão de compra por enquanto (não consumi efetivamente)”.
Alguns tipos de interesses que podem ser categorizados:
- Alimentos e bebidas
- Entretenimento
- Negócios e Indústria
- Saúde
- Tecnologia
- Hobbies
- Família e Relacionamentos
- Esportes
- Moda
A mineração desses dados pode ser feita de duas formas: pesquisa ou rastros.
A pesquisa tem de ser feita com uma amostra estatística relevante, enquanto os rastros, podem ser mapeados por comportamentos digitais (redes sociais, blogs e etc).
Personas: variáveis de consumo
Em contramão às variáveis de interesse, o consumo trata efetivamente de um histórico de comportamento.
“Adquiri um carro de luxo”
Este item geralmente é bem delicado e sua utilização pode variar de negócio para negócio mas, em geral, é possível construir um modelo “preditivo” com base em um histórico interno (mesmo que pequeno), de compra e vendas. Esta inteligência engloba a utilização de Small Data e pode impactar de mercados grandes a mercados pequenos.
Para compor as informações desta variável, podemos trabalhar com outros itens:
- Afinidade multicultural
- Atividades digitais
- Classificação do consumidor
- Afinidade de consumo e compra
- Comportamento de Viagem e lazer
Personas: variáveis de crédito
Por fim, a variável de crédito se relaciona com uma visão presumida de como uma amostra se comporta.
Estão inclusos neste item assuntos mais complexo, como:
- Investimentos
- Financiamentos
- Pessoal/ Consignado
- Negativação nominal
- Bens e patrimônios
- Score
A soma de um ou mais itens nesta variável pode ou não ser útil na construção da sua persona, mas para melhor utilização destas informações, criamos 6 sub-classificações (perfis) de crédito, com a ideia de clarear o assunto:
Por se tratar de um cruzamento de dados sensíveis, o recomendado é que você tenha um parceiro qualificado de Big Data, que possa te auxiliar com informações.
Veja como estamos estruturados e protegidos para atender essa necessidade
Após todo esse estudo, aprimoramos nosso Data lake para conseguirmos atuar com consistência e valor agregado também nessas verticais. Se você chegou até aqui e se interessa em aprimorar seu entendimento de público e projeção de personas, entre em contato com a nossa equipe.