Outbound é um modelo comercial que se baseia na abordagem direta de potenciais consumidores. Atualmente, é comum encontrar empresas que combinam as técnicas de prospecção ativa do Outbound Marketing e de atração de oportunidades do Inbound, para garantir ainda mais eficiência no funil de vendas.
A partir da geração de demanda pelo marketing para a equipe de vendas, quem assume o bastão são os pré-vendedores, profissionais importantes e cada vez mais presentes na etapa de qualificação de leads e oportunidades para os negócios.
Neste artigo, entenda os tipos de vendedores que atuam numa estrutura comercial e quais são suas funções.
Sales Development Representative ou apenas SDR, é mais conhecido em português como o pré-vendedor ou ainda pré-vendas, quando mencionamos a área ou equipe de profissionais. Embora não atuem diretamente com a negociação com os clientes, é o SDR quem faz a primeira ponte entre os leads e prospects qualificados pelo marketing e a área de vendas.
Com o suporte de ferramentas importantes para a prospecção ativa, como o uso de cold calls e cold mails, e também na qualificação através de pesquisas de mercado, o SDR cumpre o papel de fazer a passagem de bastão apenas dos leads qualificados para a venda (SQL – Sales Qualified Leads), ou seja, aqueles que representam oportunidades.
Aqui, entramos nos tipos de vendedores de acordo com perfil e skills, ou habilidades, que possuem para a estratégia comercial. Os vendedores hunter são conhecidos por serem mais incisivos e ousados na prospecção, movimentando um volume maior de clientes e objetivando o resultado em menor tempo.
Contudo, é importante observar que, apesar do perfil mais “agressivo”, todos os tipos de vendedores dentro do Outbound trabalham para otimizar o processo de vendas, reduzindo custos operacionais e o ciclo de vendas, sempre que possível.
O perfil de vendedor hunter pode ser mais adequado, portanto, para estratégias de expansão de mercado.
O closer, como o próprio nome sugere, é o perfil responsável pela negociação e fechamento de novos negócios. Nesse caso, o vendedor closer é aquele quem vai tratar da apresentação de propostas e negociação de contratos, considerando toda a visão estratégica e comercial da empresa.
O perfil de vendedor Outbound closer, portanto, tem grande experiência na solução (produto ou serviço) ofertado pela empresa. A ele, cabe tentar convencer o cliente, por meio de estratégias de negociação, que a decisão de compra é a melhor escolha a ser tomada naquele momento.
Por fim, falamos do farmer, que em inglês significa ‘fazendeiro’. Esse termo está justamente associado à performance de “cultivo” dos relacionamentos. Trata-se de um perfil de negociação no Outbound que atua principalmente na etapa do pós-vendas. Sendo assim, neste caso, o papel do farmer é fidelizar clientes e encontrar oportunidades para up-sell. Pode também atuar junto a potenciais novos clientes, quando a situação for de venda complexa.
Agora que você já conhece os principais tipos de vendedores de estratégias Outbound e entende a função de cada um deles, vale a pena conhecer melhor as ferramentas e metodologias que fazem parte da rotina desses profissionais. Confira no nosso Guia Completo do Outbound Marketing.
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