Tipos de vendedores dentro do Outbound Marketing

Outbound é um modelo comercial que se baseia na abordagem direta de potenciais consumidores. Atualmente, é comum encontrar empresas que combinam as técnicas de prospecção ativa do Outbound Marketing e de atração de oportunidades do Inbound, para garantir ainda mais eficiência no funil de vendas.

A partir da geração de demanda pelo marketing para a equipe de vendas, quem assume o bastão são os pré-vendedores, profissionais importantes e cada vez mais presentes na etapa de qualificação de leads e oportunidades para os negócios.

Neste artigo, entenda os tipos de vendedores que atuam numa estrutura comercial e quais são suas funções.

SDR

Sales Development Representative ou apenas SDR, é mais conhecido em português como o pré-vendedor ou ainda pré-vendas, quando mencionamos a área ou equipe de profissionais. Embora não atuem diretamente com a negociação com os clientes, é o SDR quem faz a primeira ponte entre os leads e prospects qualificados pelo marketing e a área de vendas.

Com o suporte de ferramentas importantes para a prospecção ativa, como o uso de cold calls e cold mails, e também na qualificação através de pesquisas de mercado, o SDR cumpre o papel de fazer a passagem de bastão apenas dos leads qualificados para a venda (SQL – Sales Qualified Leads), ou seja, aqueles que representam oportunidades.

Hunter

Aqui, entramos nos tipos de vendedores de acordo com perfil e skills, ou habilidades, que possuem para a estratégia comercial. Os vendedores hunter são conhecidos por serem mais incisivos e ousados na prospecção, movimentando um volume maior de clientes e objetivando o resultado em menor tempo.

Contudo, é importante observar que, apesar do perfil mais “agressivo”, todos os tipos de vendedores dentro do Outbound trabalham para otimizar o processo de vendas, reduzindo custos operacionais e o ciclo de vendas, sempre que possível.

O perfil de vendedor hunter pode ser mais adequado, portanto, para estratégias de expansão de mercado.

Closer

O closer, como o próprio nome sugere, é o perfil responsável pela negociação e fechamento de novos negócios. Nesse caso, o vendedor closer é aquele quem vai tratar da apresentação de propostas e negociação de contratos, considerando toda a visão estratégica e comercial da empresa.

O perfil de vendedor Outbound closer, portanto, tem grande experiência na solução (produto ou serviço) ofertado pela empresa. A ele, cabe tentar convencer o cliente, por meio de estratégias de negociação, que a decisão de compra é a melhor escolha a ser tomada naquele momento.

Farmer

Por fim, falamos do farmer, que em inglês significa ‘fazendeiro’. Esse termo está justamente associado à performance de “cultivo” dos relacionamentos. Trata-se de um perfil de negociação no Outbound que atua principalmente na etapa do pós-vendas. Sendo assim, neste caso, o papel do farmer é fidelizar clientes e encontrar oportunidades para up-sell. Pode também atuar junto a potenciais novos clientes, quando a situação for de venda complexa.

Agora que você já conhece os principais tipos de vendedores de estratégias Outbound e entende a função de cada um deles, vale a pena conhecer melhor as ferramentas e metodologias que fazem parte da rotina desses profissionais. Confira no nosso Guia Completo do Outbound Marketing.

RESUMINDO

Outbound é um modelo comercial que se baseia na abordagem direta de potenciais consumidores.

leia também

junho 23, 2022
Branding como estratégia de venda

Branding como estratégia de venda

Branding como estratégia de venda   Branding é a gestão de marca que todo negócio […]
junho 21, 2022
Cold Calls

Entenda como implementar um Cold Calls de sucesso

Entenda como implementar um Cold Calls de sucesso   Quando se fala em cold call, […]
junho 16, 2022
Gestão de crise

Gestão de crise: o que é e como organizar

Gestão de crise: o que é e como organizar   Todas empresas estão sujeitas a […]
junho 14, 2022
soluções Nova Vida TI

4 benefícios exclusivos ao contar com as soluções Nova Vida TI

4 benefícios exclusivos ao contar com as soluções Nova Vida TI   A importância de […]