Na gestão de empresas, as certificações são elementos fundamentais enquanto diferenciais de mercado e atestados de garantia, segurança, comprometimento e outras questões relevantes ao mercado e ao público. A Certificação ISO é uma destas avaliações que agregam valor aos processos e produtos de uma empresa, sendo a ISO 9001 a mais popular entre outros programas de certificação.
Igualmente, a demanda pelo compliance, a ética e a prevenção de crimes e fraudes empresariais são inevitáveis no mercado nacional e internacional. Devidamente alinhada a este objetivo, existe ainda a Certificação ISO 37001, relacionada ao Sistema de Gestão Antissuborno desenvolvido e padronizado pela ISO (International Organization for Standardization).
Nos próximos tópicos, entraremos em detalhes sobre a ISO 37001, seus diferenciais e relação com o compliance. Confira!
Como citado na abertura deste artigo, essa certificação ISO se refere a um Sistema de Gestão Antissuborno. O objetivo das normas e do próprio sistema é “instaurar uma cultura antissuborno dentro de uma organização e implementar controles apropriados”. É interessante conhecer também essa definição da ISO sobre o sistema em questão:
“Ele abrange suborno nos setores público, privado e sem fins lucrativos, incluindo suborno praticado em favor de e contra uma organização ou seus funcionários efetivos, além de subornos pagos por ou recebidos de terceiros. O suborno pode ocorrer em qualquer local, ser de qualquer valor e pode envolver vantagens ou benefícios financeiros ou não financeiros.”
Você pode encontrar o documento da ABNT com as normas da ISO 37001 aqui.
Relacionado ao tema e também um ponto de avaliação indispensável nas empresas, na realidade brasileira temos a Lei 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção, alinhada justamente com procedimentos que empresas públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras, em qualquer porte, devem atender.
Prevenção de fraudes e crimes empresariais, para além do suborno, são ações previstas dentro das políticas de compliance. Como você já deve saber, esse setor de uma empresa preza pela conformidade com todas leis e regulamentações, além de monitorar o próprio Código de Conduta e Ética interno.
Junto ao compliance, a gestão de riscos trabalha na investigação de operações, departamentos e projetos diversos justamente para evitar que tais fraudes apareçam.
Tratando de um Sistema de Gestão Antissuborno, ele será atribuído entre essas duas áreas.
Nenhuma certificação de Sistemas é obrigatória dentro do contexto brasileiro. Porém, assim como já acontece com a ISO 9001, a certificação da sua empresa se torna uma vantagem entre o mercado e o público, principalmente em negócios B2B. Inclusive, muitos negócios em cooperação com empresas estrangeiras só são fechados com a apresentação da certificação ISO, justamente pelas suas características de padronização, qualidade, segurança e afins. Assim, cabe à gestão da empresa conhecer as normas, avaliar todas vantagens, estruturar seus sistemas e processos e então buscar sua certificação de Gestão Antissuborno.
Enfim, esperamos que este artigo tenha sido útil para conhecer a Certificação ISO 37001, suas implicações no compliance de uma organização e também as vantagens competitivas da certificação e a política de ética. Aproveite e confira também o nosso e-book exclusivo sobre Gestão de riscos e Compliance.
Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…
Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…
Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…
A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…
O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…
Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…