Conheça a Certificação ISO 37001

 

Na gestão de empresas, as certificações são elementos fundamentais enquanto diferenciais de mercado e atestados de garantia, segurança, comprometimento e outras questões relevantes ao mercado e ao público. A Certificação ISO é uma destas avaliações que agregam valor aos processos e produtos de uma empresa, sendo a ISO 9001 a mais popular entre outros programas de certificação.

Igualmente, a demanda pelo compliance, a ética e a prevenção de crimes e fraudes empresariais são inevitáveis no mercado nacional e internacional. Devidamente alinhada a este objetivo, existe ainda a Certificação ISO 37001, relacionada ao Sistema de Gestão Antissuborno desenvolvido e padronizado pela ISO (International Organization for Standardization).

Nos próximos tópicos, entraremos em detalhes sobre a ISO 37001, seus diferenciais e relação com o compliance. Confira!

Objetivos e definições da ISO 37001

Como citado na abertura deste artigo, essa certificação ISO se refere a um Sistema de Gestão Antissuborno. O objetivo das normas e do próprio sistema é “instaurar uma cultura antissuborno dentro de uma organização e implementar controles apropriados”. É interessante conhecer também essa definição da ISO sobre o sistema em questão:

“Ele abrange suborno nos setores público, privado e sem fins lucrativos, incluindo suborno praticado em favor de e contra uma organização ou seus funcionários efetivos, além de subornos pagos por ou recebidos de terceiros. O suborno pode ocorrer em qualquer local, ser de qualquer valor e pode envolver vantagens ou benefícios financeiros ou não financeiros.”

Você pode encontrar o documento da ABNT com as normas da ISO 37001 aqui.

Relacionado ao tema e também um ponto de avaliação indispensável nas empresas, na realidade brasileira temos a Lei 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção, alinhada justamente com procedimentos que empresas públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras, em qualquer porte, devem atender.

Compliance e Gestão de Riscos

Prevenção de fraudes e crimes empresariais, para além do suborno, são ações previstas dentro das políticas de compliance. Como você já deve saber, esse setor de uma empresa preza pela conformidade com todas leis e regulamentações, além de monitorar o próprio Código de Conduta e Ética interno.

Junto ao compliance, a gestão de riscos trabalha na investigação de operações, departamentos e projetos diversos justamente para evitar que tais fraudes apareçam.

Tratando de um Sistema de Gestão Antissuborno, ele será atribuído entre essas duas áreas.

Vale a pena certificar?

Nenhuma certificação de Sistemas é obrigatória dentro do contexto brasileiro. Porém, assim como já acontece com a ISO 9001, a certificação da sua empresa se torna uma vantagem entre o mercado e o público, principalmente em negócios B2B. Inclusive, muitos negócios em cooperação com empresas estrangeiras só são fechados com a apresentação da certificação ISO, justamente pelas suas características de padronização, qualidade, segurança e afins. Assim, cabe à gestão da empresa conhecer as normas, avaliar todas vantagens, estruturar seus sistemas e processos e então buscar sua certificação de Gestão Antissuborno.

Enfim, esperamos que este artigo tenha sido útil para conhecer a Certificação ISO 37001, suas implicações no compliance de uma organização e também as vantagens competitivas da certificação e a política de ética. Aproveite e confira também o nosso e-book exclusivo sobre Gestão de riscos e Compliance.

RESUMINDO

Na gestão de empresas, as certificações são elementos fundamentais enquanto diferenciais de mercado e atestados de garantia, segurança, comprometimento e outras questões relevantes ao mercado e ao público.

leia também

agosto 4, 2021
Como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa   Sempre falamos em […]
julho 28, 2021
Práticas de Branding para alavancar os negócios

Boas práticas de Branding para alavancar os negócios

Boas práticas de Branding para alavancar os negócios   Os gestores mais atentos já sabem […]
julho 21, 2021
Estratégias para Inbound Marketing B2B

Estratégias para Inbound Marketing B2B

Estratégias para Inbound Marketing B2B   Alcançar novas oportunidades de negócios exige uma boa estratégia […]
julho 14, 2021
defesa do Consumidor e LGPD

Como a defesa do Consumidor e LGPD andam juntos?

Como a defesa do Consumidor e LGPD andam juntos?   A Lei Geral de Proteção […]