Em um processo de vendas minimamente organizado, as equipes de marketing e vendas têm responsabilidades compartilhadas. Obter leads e qualificá-los em oportunidades de negócio é uma dessas tarefas que integram ambas áreas, e inclusive podem gerar atritos quando a empresa não alinha um acordo próprio para todos os processos de vendas.
A qualificação de leads é uma das estratégias necessárias para que os leads conquistados sejam validados e encaminhados para os procedimentos e tarefas específicas dos vendedores. Marketing e vendas podem ter visões diferentes sobre o que é um lead qualificado, ou ainda uma oportunidade real de venda.
Nesse cenário, pensando em aprofundar o processo de vendas e dar mais detalhes para as entregas de cada time, surgem os conceitos de MQL e SQL. Continue lendo para entender o que são e, principalmente, por que buscar e trabalhar com Sales Qualified Leads.
SQL significa Sales Qualified Leads, que traduz como leads qualificados para vendas, ou por vendas. Certamente você já imagina que não é possível que seus vendedores contatem todos os leads e garantam que estes fechem vendas.
A ideia de contar com ferramentas e processos de qualificação de leads é justamente filtrar aqueles perfis com mais fit e real interesse em uma proposta. Isso otimiza o tempo de trabalho dos vendedores e deixa o ciclo de vendas mais enxuto. Até mesmo o investimento de tempo e dinheiro fica mais assertivo.
Então, para retomar e resumir, um SQL é o lead qualificado pelas estratégias de vendas, correspondendo a uma oportunidade de negócio e que seguirá para os contatos de prospecção e negociação.
Pois bem, para que um lead chegue até os vendedores ele já deve ter sido trabalhado pelo marketing. Nesse processo, existem mais alguns termos para conhecimento. São eles:
Marketing Qualified Leads (MQL), os leads qualificados pelas estratégias de marketing (persona, ICP, segmentações e prospecção);
e Sales Accepted Leads (SAL), leads aceitos pelo time de vendas para iniciar os contatos e o aprofundamento da qualificação.
Assim temos uma ordem bastante lógica: lead → MQL → SAL e → SQL. Para alinhar até que ponto o marketing vai cobrir e quais informações deverão entregar, juntamente com o momento em que a equipe comercial entrará em cena nos contatos com os leads, existe ainda o chamado Service Level Agreement (SLA), o acordo de nível de serviço.
O importante é ter a rotina e o hábito de qualificar. Os benefícios para a empresa e seu processo de vendas são inúmeros.
Quanto às principais questões que devem ser avaliadas para qualificar leads, tudo varia conforme o porte da empresa, seu produto, o mercado, ferramentas utilizadas, o público-alvo, se B2B ou B2C, entre outros tantos fatores. Podemos exemplificar os seguintes pontos para a qualificação de leads:
Agora que você conheceu os Sales Qualified Leads e mais detalhes sobre a importância de qualificar seus contatos, aprofunde seus conhecimentos com o nosso ebook completo sobre Prospecção e Qualificação de Leads B2B.
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