Para os mais diversos objetivos de qualquer tipo de empresa e correspondente ao modelo de negócio, as pesquisas de mercado são ferramentas úteis em todas as etapas de organização, planejamento e até a análise de resultados. Não existe um único modelo de pesquisa de mercado justamente porque elas se aplicam a muitas áreas, objetivos e tipos de público-alvo.
Em comum, todo tipo de pesquisa de mercado se baseia na coleta de dados. O método pode variar, assim como as fontes, mas a ideia sempre é obter uma base de dados representativa e dali extrair informações que ajudarão na tomada de decisão.
A seguir, apresentamos alguns tipos de pesquisa de mercado, suas aplicações e as vantagens em investir nessas ações.
Um benchmarking é uma ferramenta analítica valiosa para o negócio, no geral, como para áreas específicas, a exemplo de marketing ou produtos. Esse é o processo para comparar e ter uma visualização rápida das características do seu negócio versus os principais concorrentes, diretos ou indiretos.
Em um formato de tabela, serão listados os principais pontos de análise e cada um deles deve ser preenchido com dados e informações validadas.
Pesquisas no formato de questionário, no geral, são eficientes tanto para fins mais generalistas como para investigar e avaliar pontos e estratégias mais específicos.
Uma pesquisa do tipo exploratória e mais ampla, pode trazer questões de diversos temas e interesses da empresa. Essa opção pode ser atrativa para levantar uma primeira base de informações e dali aprofundar algum estudo.
Já uma pesquisa descritiva é focada em um tema e traz perguntas específicas, além de questões básicas que ajudam a levantar um perfil demográfico e de consumo. Esse questionário mescla perguntas quantitativas e qualitativas, e geralmente já trabalham algumas hipóteses que serão validadas (ou não) pelo público-alvo (clientes, público geral, colaboradores, etc).
Uma pesquisa de Market Share é parecida com a avaliação do benchmarking, porém é mais objetiva em sua finalidade: descobrir sua parcela de mercado, em presença e representação dentro de um nicho, de uma localidade, etc.
Para calculá-lo, comece definindo um ou mais indicadores do seu mercado para ser avaliado, entre lucro e faturamento, carteira de clientes, porte e outros elementos verificáveis com bases de dados.
É importante saber o que os seus clientes acharam do produto ou serviço e ainda sobre seu atendimento, suporte, canais e afins. Clientes satisfeitos podem atrair indicações, enquanto os insatisfeitos podem representar um problema no marketing boca a boca.
Uma pesquisa de satisfação pode ter diferentes formatos, mas geralmente utiliza um questionário para que os clientes, depois de um certo tempo ou imediatamente após a utilização de um serviço, deixem suas avaliações (quantitativo) e outros comentários (qualitativo).
Então, com essas opções ou mesmo com outros métodos, as áreas estratégicas da empresa podem se organizar para:
Pesquisar é importante para não agir a partir de achismos. Com dados verificados, é possível extrair informações com fundamento e que terão relevância nos mais diversos objetivos de negócio. Com a Big Data e todas suas implicações sobre a coleta, tratamento e análise de dados, atente-se também para os mitos e verdades sobre Big Data nas empresas.
Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…
Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…
Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…
A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…
O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…
Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…