Pesquisa de mercado: os principais tipos e por que conduzir

 

Para os mais diversos objetivos de qualquer tipo de empresa e correspondente ao modelo de negócio, as pesquisas de mercado são ferramentas úteis em todas as etapas de organização, planejamento e até a análise de resultados. Não existe um único modelo de pesquisa de mercado justamente porque elas se aplicam a muitas áreas, objetivos e tipos de público-alvo.

Em comum, todo tipo de pesquisa de mercado se baseia na coleta de dados. O método pode variar, assim como as fontes, mas a ideia sempre é obter uma base de dados representativa e dali extrair informações que ajudarão na tomada de decisão.

A seguir, apresentamos alguns tipos de pesquisa de mercado, suas aplicações e as vantagens em investir nessas ações.

Benchmarking

Um benchmarking é uma ferramenta analítica valiosa para o negócio, no geral, como para áreas específicas, a exemplo de marketing ou produtos. Esse é o processo para comparar e ter uma visualização rápida das características do seu negócio versus os principais concorrentes, diretos ou indiretos.

Em um formato de tabela, serão listados os principais pontos de análise e cada um deles deve ser preenchido com dados e informações validadas.

Exploratória vs. Descritiva

Pesquisas no formato de questionário, no geral, são eficientes tanto para fins mais generalistas como para investigar e avaliar pontos e estratégias mais específicos.

Uma pesquisa do tipo exploratória e mais ampla, pode trazer questões de diversos temas e interesses da empresa. Essa opção pode ser atrativa para levantar uma primeira base de informações e dali aprofundar algum estudo.

Já uma pesquisa descritiva é focada em um tema e traz perguntas específicas, além de questões básicas que ajudam a levantar um perfil demográfico e de consumo. Esse questionário mescla perguntas quantitativas e qualitativas, e geralmente já trabalham algumas hipóteses que serão validadas (ou não) pelo público-alvo (clientes, público geral, colaboradores, etc).

Market Share

Uma pesquisa de Market Share é parecida com a avaliação do benchmarking, porém é mais objetiva em sua finalidade: descobrir sua parcela de mercado, em presença e representação dentro de um nicho, de uma localidade, etc.

Para calculá-lo, comece definindo um ou mais indicadores do seu mercado para ser avaliado, entre lucro e faturamento, carteira de clientes, porte e outros elementos verificáveis com bases de dados.

Pesquisa de Satisfação

É importante saber o que os seus clientes acharam do produto ou serviço e ainda sobre seu atendimento, suporte, canais e afins. Clientes satisfeitos podem atrair indicações, enquanto os insatisfeitos podem representar um problema no marketing boca a boca.

Uma pesquisa de satisfação pode ter diferentes formatos, mas geralmente utiliza um questionário para que os clientes, depois de um certo tempo ou imediatamente após a utilização de um serviço, deixem suas avaliações (quantitativo) e outros comentários (qualitativo).

Quando e por que pesquisar?

Então, com essas opções ou mesmo com outros métodos, as áreas estratégicas da empresa podem se organizar para:

  • Conhecer nichos de mercado;
  • Definir público-alvo;
  • Analisar a concorrência;
  • Lançar novos produtos;
  • Segmentar sua base de leads e clientes;
  • Monitorar campanhas de marketing;
  • Elaborar planos de vendas;
  • Encontrar parceiros de negócio;
  • Analisar riscos;
  • Direcionar investimentos.

Pesquisar é importante para não agir a partir de achismos. Com dados verificados, é possível extrair informações com fundamento e que terão relevância nos mais diversos objetivos de negócio. Com a Big Data e todas suas implicações sobre a coleta, tratamento e análise de dados, atente-se também para os mitos e verdades sobre Big Data nas empresas.

RESUMINDO

Para os mais diversos objetivos de qualquer tipo de empresa e correspondente ao modelo de negócio, as pesquisas de mercado são ferramentas úteis em todas as etapas de organização, planejamento e até a análise de resultados.

leia também

agosto 4, 2021
Como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa   Sempre falamos em […]
julho 28, 2021
Práticas de Branding para alavancar os negócios

Boas práticas de Branding para alavancar os negócios

Boas práticas de Branding para alavancar os negócios   Os gestores mais atentos já sabem […]
julho 21, 2021
Estratégias para Inbound Marketing B2B

Estratégias para Inbound Marketing B2B

Estratégias para Inbound Marketing B2B   Alcançar novas oportunidades de negócios exige uma boa estratégia […]
julho 14, 2021
defesa do Consumidor e LGPD

Como a defesa do Consumidor e LGPD andam juntos?

Como a defesa do Consumidor e LGPD andam juntos?   A Lei Geral de Proteção […]