Marketing e Vendas

Boas práticas de Branding para alavancar os negócios

Boas práticas de Branding para alavancar os negócios

 

Os gestores mais atentos já sabem muito bem a importância de um bom marketing e ações de comunicação para promover sua empresa e produtos. De fato, o marketing em suas mais variadas estratégias é um ótimo aliado para seus objetivos de negócio, desde o fortalecimento da marca e sua autoridade, para atrair mais clientes e ainda relacionar aqueles que a empresa já possui.

Falando em marca, muitas empresas podem estar por aí trabalhando sem dar o devido valor à própria identidade, seja por desconhecimento ou por falta de um suporte profissional. Uma marca é um elemento complexo, e para obter os melhores resultados com ela existe o Branding.

Essa estratégia é traduzida como gestão de marca. Com um trabalho bem planejado, a gestão e promoção da sua marca traz resultados inclusive no crescimento da empresa! Continue lendo para conhecer os benefícios e principais expectativas com o branding.

O que é e como fazer Branding?

A gestão da marca, como o próprio nome indica, é um trabalho constante de organização, promoção e relacionamento dessa marca com os mais diversos públicos. Para começar, é importante entender que uma marca é composta de diferentes elementos, incluindo:

  • Identidade visual (logotipo, cores, tipografia);
  • Linguagem e tom de voz;
  • Propósito;
  • Missão, visão e valores

Mais do que a marca enquanto um elemento físico e visual, é importante agregar significados e valor a essa representação da sua empresa. Uma boa marca é aquela identificável e com forte aderência em seu mercado e público.

Fazer branding depende do esforço conjunto de todos departamentos da empresa, desde a alta gestão passando por produtos, comunicação, RH, vendas, etc. Pontualmente, a partir de um planejamento completo sobre a marca em si, é possível promover ações que foquem no seu fortalecimento, divulgação, renovação ou outros objetivos.

Benefícios da gestão de marca

Uma boa estratégia deve apresentar boas vantagens, tanto para justificar sua implementação como para garantir um investimento seguro e com retorno para os objetivos do negócio. Como você pôde notar no tópico anterior, o trabalho com uma marca é extenso, partindo de um planejamento com pesquisa profunda até o acompanhamento constante sobre seus efeitos, aplicações e assim em diante.

Mas esse trabalho compensa! Os principais benefícios possíveis ao se investir em branding são:

  • Reconhecimento (brand recall);
  • Autoridade e posicionamento de mercado;
  • Aumento no market share;
  • Melhor alinhamento com os públicos-alvo;
  • Aumento no número de clientes;
  • Aumento no número de vendas e recompra;
  • Aumento no ticket médio;
  • Melhor relacionamento com clientes e a comunidade;
  • Atração de parcerias e talentos;
  • Melhor alinhamento interno e clima organizacional.

Expectativas e resultados

Para saber se o seu branding está trazendo retorno, é importante saber o que monitorar e efetivamente acompanhar esses indicadores, seja em vendas, reconhecimento, contatos ou outras métricas.

Como qualquer outra estratégia de gestão e marketing, os resultados chegam com o tempo e dependem fortemente de como essa rota foi traçada e também é monitorada. Estude, consulte profissionais especialistas e parta para um planejamento atento e bem fundamentado. Aproveite e comece com uma boa pesquisa de mercado.

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