Alcançar novas oportunidades de negócios exige uma boa estratégia de marketing. Quando um negócio é voltado para o B2B, o business to business, o marketing e todas ações de comunicação e publicidade precisam se adaptar para conversar com outras empresas, e com as pessoas e os tomadores de decisão dentro de cada uma delas.
Certamente você já sabe que o processo de vendas, igualmente, também é adaptado para as vendas B2B, além de contar com um melhor alinhamento com as estratégias de marketing adotadas. O popular Inbound Marketing pode sim servir aos objetivos dos negócios B2B.
O Inbound também é conhecido como “marketing de atração”. Isso porque as ações vão oferecer conteúdos e materiais atrativos para que o público-alvo chegue até as estratégias da empresa e caminhe dentro da jornada do consumidor e do funil de vendas.
Para atrair esse público, então, e obter leads e contatos que servirão para a posterior estratégia de prospecção de vendas, é necessário investir em estratégias próprias do Inbound Marketing. Conheça agora as melhores opções para negócios B2B.
Para uma empresa, independentemente de seus produtos ou serviços, sempre é interessante se posicionar como uma autoridade no assunto dentro do seu mercado. Um webinar, que são apresentações do tipo seminário, bate papo ou vídeoaula, é uma opção atrativa para trabalhar seu reconhecimento de marca, produzir um conteúdo aprofundado e relevante, atrair seu público e gerar conversões de leads.
Um webinar é uma apresentação ao vivo, geralmente dura 1 hora e traz um conteúdo mais especializado, dentro de conceitos e necessidades já familiares entre seu público-alvo. Além de preparar esse conteúdo para a transmissão, existe todo o trabalho de divulgação, que pode utilizar sua base de e-mails, redes sociais, banners no próprio site e até anúncios online.
Idealmente, os participantes do webinar vão se registrar na landing page deixando dados importantes para suas estratégias de marketing e vendas.
Ainda com o objetivo de trabalhar a autoridade da sua marca, porém com efeitos também em atrair um público mais nichado e apresentar resultados de negócio, o formato de conteúdo conhecido como whitepaper é um ótimo aliado.
Este é um documento rico, e por isso também deve ser liberado com a conversão em seus formulários. Um whitepaper é um artigo estratégico, apontando alguma pesquisa de mercado ou trazendo algum case. Novamente, ser específico e especializado ajuda a nichar o público interessado mais próximo a sua persona do Inbound Marketing.
Se você oferece um serviço a outras empresas, uma forma de relacionar aqueles contatos que já estão na sua base e oferecer algo mais atrativo para quem já se apresenta como uma oportunidade de negócio é através de uma demonstração guiada, ou mesmo um teste grátis por alguns dias ou até um limite X de consumo.
Essa estratégia é mais adequada para o fundo do funil, quando a sua equipe de vendas já tem um relacionamento com esse lead. Após a realização do período de teste ou apresentação da demonstração, é essencial reforçar os contatos com essa oportunidade, tirar suas dúvidas e caminhar para uma proposta de negócio.
Enfim, estas são algumas opções viáveis para aplicar o Inbound Marketing B2B. Confira também nosso e-book Guia do Outbound Marketing e conte com mais estratégias para seus objetivos de vendas!
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