Não só nos negócios, é essencial ter um foco. Para ter resultados em suas estratégias de vendas – afinal, vender certamente é um dos seus objetivos – é importante ter um target. Se essa expressão não é familiar, sem problemas! Um target é um público-alvo, e toda empresa e produto contam com ao menos um.
Conhecer o seu mercado e começar a definição do público-alvo já devem ser pontos de consideração lá no planejamento do modelo de negócios e também de cada produto ou solução oferecida.
Definir, então, esse target em mais detalhes é uma tarefa muito particular de cada empresa, voltando-se totalmente para sua realidade, porte, produtos, processos, logística, comunicação e demais fatores. E ainda entram em cena mais algumas características, como a necessidade de separar um target primário e outros targets secundários.
Continue lendo para descobrir o que são targets primário e secundário e ainda conferir mais dicas para filtrar seu mercado.
Vamos lá, um público-alvo é uma parcela do mercado que representa um perfil de interesse para seu mercado. Você pode usar dados demográficos para limitar esse target, como faixa etária, renda, gênero, localização, escolaridade, etc. Agora, vamos entender a diferença e por que contar com cada opção:
Assim, a empresa consegue dar um enfoque melhor no seu nicho e priorizar ações mais efetivas para vender e atingir objetivos de negócios.
Apesar de tudo o que alinhamos aqui sobre targets primários e secundários, essa definição de público-alvo ainda é ampla, e nem sempre reflete também os seus melhores clientes. É por isso que, para estratégias de marketing e vendas mais efetivas, é interessante também definir o seu ICP (Ideal Customer Profile), ou perfil de cliente ideal.
Principalmente para estratégias com pesquisa de leads e prospecção ativa, B2B ou B2C, os parâmetros do ICP são indispensáveis para programar ferramentas, criar filtros de pesquisa e ainda orientar os vendedores que estarão na qualificação dos contatos.
Entre as informações mais relevantes para listar no seu ICP, considere mercado, tamanho da empresa, número de funcionários, faturamento, localização, investimentos específicos, entre outros elementos. Este exemplo é voltado para negócios entre empresas, mas com certeza você já pegou a ideia e consegue adaptar essas questões para uma venda B2C.
Para definir seu target, o ICP ou qualquer outra demanda de planejamento em sua empresa, confie nos dados! Conte com ferramentas de inteligência de mercado para conduzir pesquisas, extrair relatórios e ter informações reais para planejar suas estratégias de negócio.
Só isso garante investimentos mais certeiros e resultados próximos das suas expectativas em vendas, faturamento e participação de mercado. Continue se aprofundando: leia também sobre os principais tipos de pesquisa de mercado.
Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…
Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…
Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…
A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…
O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…
Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…