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Como transformar seu negócio através de uma comunicação empresarial eficiente

Como transformar seu negócio através de uma comunicação empresarial eficiente

 

A sobrevivência de todo tipo de empresa é sempre um desafio. Muitas vezes, um elemento muito simples fica completamente perdido e ignorado dentro de outros objetivos, planejamentos e demandas do negócio. Acredite, a comunicação da sua empresa é um fator chave para o sucesso.

Investir em uma estratégia de comunicação pode cobrir diversos objetivos do negócio e, inclusive, transformar completamente todas suas operações. Afinal, até mesmo em níveis pessoais a comunicação é uma habilidade forte e indispensável para nosso desenvolvimento.

Nos próximos tópicos, vamos aprofundar essa discussão de como uma boa comunicação empresarial é possível e pode beneficiar seu negócio em diversas esferas. Confira!

Objetivos de negócio

Muitas empresas funcionam sem ao menos ter um objetivo. Definir ao menos um objetivo, mesmo que de longo prazo, é importante como orientação de todo o funcionamento da empresa. Os objetivos de negócio geralmente são relacionados com:

  • Crescimento e expansão;
  • Vendas e faturamento.

Isso varia de acordo com o tipo de empresa, seu porte, o mercado e assim em diante. Agora, é interessante avaliar como a comunicação se alinha com esses objetivos. Se uma empresa quer aumentar suas vendas, precisa investir em marketing e publicidade, além de incentivar suas equipes internas para atingir as metas.

Para fortalecer sua marca e conquistar novos mercados, seja lançando novos produtos ou entrando em novas regiões, também exige ações de comunicação, cobrindo diversos canais, públicos e seguindo um discurso bem alinhado.

Públicos e stakeholders

Um ponto muito importante para qualquer ação de comunicação é saber quem é o seu público. Com quem você quer conversar? Quem precisa ser impactado? Neste ponto, uma empresa precisa conhecer bem seus stakeholders e públicos mais relevantes.

De forma bem ampla, podemos dividir públicos externos e públicos internos. Os dois tipos precisam de ações de comunicação específicas, e logo demandam um planejamento especial não só das suas equipes de comunicação e marketing como também da gestão e do RH.

Leia também:

E se as demandas de comunicação são assim tão variadas, como organizar essas tarefas?

Comunicação Integrada

Para que sua comunicação empresarial não fique desalinhada, desatualizada ou incoerente, a estratégia de Comunicação Integrada é uma ótima solução! O ponto aqui é definir todas as frentes de comunicação, os públicos, as atividades e então montar um calendário de ações relacionadas, seguindo o padrão da empresa. As ações mais presentes na Comunicação Integrada são:

  • Branding (Gestão da Marca);
  • Comunicação Interna e Endomarketing;
  • Marketing e Publicidade;
  • Vendas, Relacionamento e Atendimento ao Cliente;
  • Relatórios e demonstrativos para o mercado;
  • Comunidade e Responsabilidade Social.

Isso acaba criando um ambiente de trabalho mais organizado, eficiente e atento com as necessidades internas e externas.

Comunicação e Dados

Todas essas demandas de comunicação empresarial estão mais fáceis com as ferramentas digitais, tanto de planejamento e produção como as de monitoramento e acompanhamento de métricas. Resumidamente, suas estratégias de comunicação podem se basear em dados para ter ainda mais resultados!

Para concluir este artigo, recomendamos que você continue sua pesquisa sobre comunicação e gestão empresarial. Aqui trouxemos exemplos suficientes de ações que podem ser implementadas em empresas de qualquer porte ou mercado. E por fim, procure conhecer também ferramentas que geram, armazenam e analisam os dados das suas estratégias.

Aliás, se você quiser se aprofundar no tema, confira também O que é Data Driven Marketing.

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