Talvez você já saiba que a forma de uma empresa vender pode ser organizada em diversas etapas e tarefas. De fato, é extremamente importante que toda empresa organize seu processo de vendas para que ele possa ser registrado, mensurado, melhorado e sempre promovido entre novos membros da equipe comercial.
Nas vendas B2B, para outras empresas, e nas vendas complexas ou de serviços de assinatura, é ainda mais importante que seu processo de vendas esteja bem definido e que os vendedores tenham tarefas distribuídas em cada uma dessas etapas.
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E é neste cenário que temos o vendedor SDR. Esse profissional é muito importante quando trabalhamos com Marketing Digital e, principalmente, o Outbound Marketing. Mas afinal, o que faz um SDR?
Continue acompanhando e descubra nos próximos tópicos!
Antes de descrever o que é um SDR e as tarefas desse profissional, precisamos apresentar alguns conceitos básicos do Outbound Marketing. Baseado na prospecção ativa, que começa com a pesquisa de leads, essa abordagem de marketing precisa de um profissional que possa cobrir essa alta demanda de pesquisa e contatos estratégicos.
Resumidamente, quando o processo de vendas está alinhado ao Outbound Marketing, existe uma divisão de vendedores para cobrir essas tarefas mais específicas. Minimamente, a equipe comercial fica dividida entre SDR e closer. Leia o nosso artigo sobre o tema para se aprofundar neste ponto:
Então vamos entender quem é esse profissional. SDR significa Sales Development Representative, que pode ser traduzido como representante de vendas. Esse é um vendedor que começa o processo de vendas, assumindo algumas das responsabilidades mais alinhadas com o marketing.
As etapas de pesquisa de leads, prospecção e até mesmo o início da qualificação ficam concentradas entre os SDRs.
Até aqui, alinhamos que um SDR é um tipo de vendedor responsável pelas primeiras etapas do processo de vendas. Na rotina de um SDR sempre constarão as seguintes tarefas:
Esse profissional deve ser organizado, atento, proativo, empático e comunicativo.
Seguindo essa lógica, já desde os primeiros contatos com um lead o SDR já aplica alguns filtros de qualificação para passar ao closer apenas os contatos mais alinhados com seu perfil de clientes e também com possível interesse em suas soluções. Tudo isso deve ser muito bem definido dentro do processo de vendas, utilizando ferramentas eficientes para salvar todas informações e dados de cada lead.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e também compreendido melhor o trabalho de um SDR. É bastante interessante fazer essa divisão entre SDR e closer justamente para separar tarefas, agilizar a prospecção e também filtrar as melhores oportunidades para vender mais.
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