Marketing e Vendas

Tecnologia e marketing: a importância de integrar esses dois setores

Tecnologia e marketing: a importância de integrar esses dois setores

 

Para que a gestão de uma empresa se desenvolva de maneira muito mais aberta, estratégica e acompanhando as tendências do mercado.É importante que haja uma integração entre os setores de tecnologia e de marketing digital, para que ambos possam somar entre si e alcançar assim, a credibilidade da marca, o aumento de vendas e atrair novos clientes.

A forma de se comunicar com os consumidores mudou e as corporações precisam estar atentas às novas maneiras de se relacionar com seus clientes. Para tal, é importante que haja essa integração e ambos os setores se aproximem através de canais de comunicação efetivos e claros.

Diante disso, trataremos da importância desses setores estarem alinhados dentro da empresa e como podem ampliar suas entregas e potencializar os resultados. Confira a seguir!

Por que é importante integrar marketing e tecnologia?

Para conseguir entender e suprir cada vez mais as necessidades e interesses do novo consumidor as empresas precisam se reinventar e propor soluções inovadoras para os seus clientes.

Nesse sentido, os setores de tecnologia e marketing podem facilmente se completar e traçar estratégias mais dinâmicas e tecnológicas.

Com base em dados que o time de TI tem acesso e também em ferramentas, aplicativos e tudo mais que compõem o digital no qual os profissionais do marketing já estão bem familiarizados.

Dessa forma, essa junção propicia inúmeras oportunidades para as empresas que terão suas estratégias baseadas nas informações integradas como, por exemplo, auxílio de softwares de gestão, análises de Big Data, profissionais de performance e Analytics, entre outros.

Na prática, quais seriam os benefícios?

Diante de uma realidade cujos setores de marketing e tecnologia estão alinhados e se complementam, os benefícios podem ser vários. Acompanhe agora alguns deles:

  • Processos automatizados com uma gestão mais organizada e centralizada;
  • Monitoramento das informações em tempo real;
  • Melhoria na experiência do cliente;
  • Aumento da produtividade e rendimento de toda a equipe;
  • Identificação e eliminação de possíveis gargalos existentes nas estratégias;
  • Otimização de tempo e de recursos.

Como fazer a integração?

Inicialmente a integração poderá partir de uma interdependência entre os setores que terão que atuar em conjunto e se aprofundar nas estratégias um do outro, complementando suas ideias e aperfeiçoando seus processos.

Como é de se esperar, essa aproximação deve ser estruturada com base em um planejamento que analise o desempenho dos dois setores individualmente e que depois consiga mostrar quais as melhorias que podem ser feitas.

E ainda, lembre-se de focar na contratação de profissionais com perfil híbrido, que estejam atualizados e que consigam lidar com ambos os setores de forma satisfatória. O que servirá para ajudar na integração de todos da equipe, tendo um profissional com conhecimentos mais profundos e técnicos dessa nova realidade que é a integração dos times.

Conclusão

As empresas que se dedicam em atualizar e modernizar seus setores, tornando-os mais estratégicos e escaláveis, deixam seus resultados muito mais potentes e seguros. Garantindo o sucesso nos negócios.

Já implementou esta ideia na sua empresa? Continue focando no sucesso da sua marca e siga complementando seus conhecimentos com a leitura de mais este artigo Como preparar seu time de vendas para uma estratégia de Outbound Marketing?

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