Ferramentas de Big Data: conheça seus objetivos e opções no mercado

 

O processo de transformação digital é uma realidade comum a empresas em diferentes setores. Para além da adequação de infraestrutura para o tratamento de dados, as ferramentas de big data se tornaram aliadas indispensáveis para a rotina estratégica de profissionais e setores que visam extrair maior eficiência na gestão e operação de processos.

Nesse sentido, é importante considerar que a escolha das plataformas de dados é, também, parte dessa estratégia. O objetivo deste artigo é apresentar a você e a sua empresa as possibilidades de aplicação das ferramentas de big data para o tratamento de dados e as opções disponíveis no mercado.

Prospecção de Mercado

A depender do modelo comercial implementado em cada empresa, a prospecção de novos clientes faz parte do conjunto de estratégias que visam otimizar o processo de vendas. Ainda na etapa de pesquisa sobre o público-alvo, as ferramentas de big data permitem segmentar o mercado de acordo com o Perfil de Cliente Ideal (ICP) e, desta forma, ser mais assertivo na pré-qualificação de leads.

Por meio do cruzamento, coleta e tratamento de dados com origem em múltiplas fontes, é possível conhecer exatamente quem são, onde estão e quantos são os clientes de determinado segmento de mercado. Desta maneira, otimiza-se o trabalho de pré-vendedores e closers, fornecendo insumos para a abordagem direta e relacionamento com leads.

Enriquecimento de dados

Útil para as áreas de marketing e comercial e também para o relacionamento de uma empresa, o enriquecimento de dados serve para validação e atualização de dados cadastrais, assim como a higienização de bancos de dados.

O processo de enriquecer dados, portanto, é uma estratégia importante para garantir que se tenha, em tempo real e sempre que necessário, informações atualizadas sobre determinado público, sejam leads/prospects, clientes, colaboradores e parceiros comerciais.

As plataformas de big data para enriquecimento de dados podem oferecer ainda recursos para apresentação de informações em dashboards interativos e dinâmicos, que facilitam o acesso rápido para tomada de decisões.

Mitigação de riscos

Outro ponto importante para empresas que querem pautar suas decisões em dados atualizados são as ferramentas de big data para compliance. Nessa área, o tratamento de dados é essencial para mitigação de riscos que envolvem transações comerciais como a compra e venda entre empresas, contratação de novos colaboradores e até mesmo a avaliação de clientes.

Sendo assim, os procedimentos de compliance como Due Diligence e background check, que tem em comum a necessidade de dados apurados e tratados com segurança para processos de investigação, beneficiam-se de ferramentas que forneçam dados para relatórios e dossiês.

Soluções em big data da Nova Vida TI

A Nova Vida TI é uma empresa que se dedica a oferecer o que há de mais avançado em tecnologia big data para a tomada de decisão. Nossas soluções contemplam as principais necessidades de empresas de diferentes segmentos do mercado, considerando otimizar a produtividade e assertividade em cada processo e garantir a segurança em acordo com a legislação.

Para prospecção de mercado e pré-qualificação de prospects, as plataformas NEXT e CYNDI permitem segmentar o grande volume de dados de potenciais clientes e extrair listas de contatos. Tudo isso em dashboards dinâmicos e personalizáveis, de acordo com as demandas de cada empresa.

A plataforma GÊNESIS, por sua vez, é a nossa solução para compliance e oferece relatórios e dossiês com altíssima qualidade, tomando como base a pesquisa direta em mais de 1500 fontes de dados.

Para o enriquecimento de dados, a plataforma IPÊ permite personalizar o layout para o tratamento de dados importados com qualquer formato e extraí-los na configuração que desejar.

Estas são apenas algumas das funcionalidades das ferramentas de Big Data da Nova Vida TI. Entre em contato para que nossa equipe de consultores possa demonstrá-las e tirar todas as suas dúvidas. Fale com a gente!

RESUMINDO

O processo de transformação digital é uma realidade comum a empresas em diferentes setores.

leia também

agosto 25, 2021
target primário e secundário

Descubra o que é target primário e secundário para os seus negócios

Descubra o que é target primário e secundário para os seus negócios   Não só […]
agosto 18, 2021
experiência do cliente

Aprenda como aumentar seu faturamento investindo na experiência do cliente

Aprenda como aumentar seu faturamento investindo na experiência do cliente   Todas empresas investem nas […]
agosto 11, 2021
gerenciar a equipe de vendas

Como gerenciar a equipe de vendas de forma online com ferramentas

Como gerenciar a equipe de vendas de forma online com ferramentas   Trabalhar remotamente, utilizando […]
agosto 4, 2021
Marketing Data Streaming

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa   Sempre falamos em […]