Como utilizar o storytelling na sua campanha de marketing
Há diferentes maneiras de trabalhar o marketing digital de uma empresa para conseguir conquistar a atenção do seu público-alvo e atingir suas emoções, por exemplo. Uma dessas estratégias é o uso do storytelling nas campanhas de marketing.
Contar histórias é uma arte. E conseguir transmitir sua mensagem através dela é o que humaniza a marca e possibilita suas vendas de um jeito único e que realmente funciona.
Nesse sentido, vale ressaltar a importância do storytelling nas campanhas de marketing e de que maneira é possível inovar nas vendas e criar uma narrativa que envolva o consumidor para uma ação. É sobre isso que iremos tratar a seguir, boa leitura!
O que é storytelling?
Uma junção de palavras do inglês que quer dizer story (história) e telling (contar). Ou seja, simplesmente é a capacidade de contar histórias. E por que contar histórias é tão eficiente em atrair e chamar a atenção do público?
As pessoas são carentes de relacionamentos e estão mais abertas a estarem envoltas de narrativas interessantes e que as toquem de alguma maneira. Utilizar isso para cativar e encantar seu cliente é o que fará com que ele crie uma relação positiva com a sua marca.
O storytelling é uma maneira muito inteligente de não somente vender qualquer coisa como produto, serviço, ideias ou seja lá o que for. Como também permite gerar identificação do consumidor com a empresa.
O que é extremamente importante para impactar e ficar permanentemente na memória dos consumidores.
Quais são os benefícios do storytelling?
Impulsionar e criar conexões fortes e duradouras com os clientes é o resultado de uma aplicação inteligente do storytelling. O que possibilita e traz inúmeros benefícios para quem o utiliza, tais como:
- Destaca sua marca;
- Permite contar a história da empresa;
- Uma forma poderosa de influenciar as pessoas e utilizar gatilhos mentais;
- Ajuda a criar vínculo com seu público-alvo.
Portanto, utilizar este recurso nunca foi tão necessário e fundamental para atingir o sucesso dos seus resultados.
Dicas para implementar o storytelling nas suas campanhas
Agora que você já conhece mais sobre storytelling e entende todos os benefícios que ele carrega para o sucesso das suas campanhas. Aprenda como empregar na sua estratégia de publicidade.
Construa uma narrativa que inclua uma boa e interessante “jornada do herói”, todos querem conhecer mais sobre a jornada que o herói percorre durante a história até o seu sucesso, por isso é muito importante implementar esses elementos na sua história, tornando ainda mais rica em detalhes.
E para começar a construir uma narrativa é necessário entender algumas questões como:
- Quais as dores do seu cliente?
- Quais seus objetivos e maiores desafios?
- Em que ambiente acontecerá a história?
- De que forma ela será contada? Como será desenvolvido o conflito?
- Qual será o objetivo ao contar a história? (emocionar, educar, impactar…)
Enfim, depois que essas perguntas forem respondidas é hora de começar a desenhar o planejamento da campanha para que o storytelling ganhe forma e transmita a sua mensagem.
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