Um ponto básico sobre o plano de negócios de uma empresa é, sem dúvida alguma, não esquecer de incluir a análise de mercado. Ou seja, estudar a concorrência e pesquisar de maneira estratégica e sistemática o seu nicho.
Em um ambiente tão competitivo e mutável, é regra fundamental analisar os concorrentes para elaborar ações assertivas e, assim, conseguir se destacar.
Essa é uma prática muito utilizada por líderes e gestores que entendem o poder que essas informações podem trazer, impulsionando e impactando os resultados de vendas. Portanto, a seguir explicaremos mais detalhadamente sobre essa importante ferramenta. Confira!
Por definição, é uma maneira estratégica de pesquisar sobre seus concorrentes e analisar suas práticas, a maneira com que se comunicam com os clientes, como se posicionam no mercado, seus diferenciais e muito mais.
Monitorar os concorrentes é conhecer suas ações, forças e fraquezas para conseguir incorporar ao seu próprio negócio medidas inovadoras e mais eficientes com base nos resultados que deram certo.
Definir uma estratégia de marketing que passe por estudar a concorrência traz inúmeras vantagens ao negócio.
Algumas delas são bem fáceis de identificar, por exemplo, graças a essa pesquisa é possível melhorar sua relação com seus clientes e potenciais clientes, possibilita uma visão mais abrangente do mercado e ainda ajuda a aumentar as vendas, impulsionando seu faturamento.
Mesmo que pareça óbvio, é exatamente por isso que a análise de concorrência é tão importante. Conseguir identificar o que funciona ou não dentro do mercado ajuda a não cometer os mesmos erros do concorrente e a ajustar o que for necessário para apresentar e entregar o melhor.
Existem diferentes formas de realizar uma pesquisa de mercado ou análise de concorrência, como queira chamar. E para que se tenha sucesso com os resultados, é preciso planejar muito bem esse momento de pesquisa e reunir informações importantes.
Alguns passos devem ser seguidos:
Conhecer as empresas que disputam o mesmo espaço que você é o passo inicial para conseguir realizar a pesquisa. É importante também não esquecer de quem são seus concorrentes indiretos, aqueles que acabam por atender e suprir as necessidades do seu cliente final.
Definir quem são as empresas que atuam no mesmo nicho de mercado que o seu é fundamental para conseguir partir para as demais ações da análise de mercado.
Mapear os concorrentes é também entender quais práticas e ações eles utilizam para atingir seus objetivos. Eles possuem presença digital? Como é o posicionamento da marca? Quais suas estratégias de marketing? Qual seu preço? Observe suas métricas.
Depois de reunir as informações, é hora de apresentar os resultados para que a equipe responsável possa a partir disso elaborar suas ações de maneira mais assertiva e personalizada.
Agora que você já entendeu como funciona uma análise de concorrência, conheça algumas ferramentas que tornarão essa pesquisa mais fácil e ajudarão nesse processo.
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