Análise de concorrência: por que realizar e o que pesquisar

 

Um ponto básico sobre o plano de negócios de uma empresa é, sem dúvida alguma, não esquecer de incluir a análise de mercado. Ou seja, estudar a concorrência e pesquisar de maneira estratégica e sistemática o seu nicho.

Em um ambiente tão competitivo e mutável, é regra fundamental analisar os concorrentes para elaborar ações assertivas e, assim, conseguir se destacar.

Essa é uma prática muito utilizada por líderes e gestores que entendem o poder que essas informações podem trazer, impulsionando e impactando os resultados de vendas. Portanto, a seguir explicaremos mais detalhadamente sobre essa importante ferramenta. Confira!

O que é análise de concorrência?

Por definição, é uma maneira estratégica de pesquisar sobre seus concorrentes e analisar suas práticas, a maneira com que se comunicam com os clientes, como se posicionam no mercado, seus diferenciais e muito mais.

Monitorar os concorrentes é conhecer suas ações, forças e fraquezas para conseguir incorporar ao seu próprio negócio medidas inovadoras e mais eficientes com base nos resultados que deram certo.

Por que fazer a análise de concorrência?

Definir uma estratégia de marketing que passe por estudar a concorrência traz inúmeras vantagens ao negócio.

Algumas delas são bem fáceis de identificar, por exemplo, graças a essa pesquisa é possível melhorar sua relação com seus clientes e potenciais clientes, possibilita uma visão mais abrangente do mercado e ainda ajuda a aumentar as vendas, impulsionando seu faturamento.

Mesmo que pareça óbvio, é exatamente por isso que a análise de concorrência é tão importante. Conseguir identificar o que funciona ou não dentro do mercado ajuda a não cometer os mesmos erros do concorrente e a ajustar o que for necessário para apresentar e entregar o melhor.

Quais os pontos que devem ser analisados em uma pesquisa de mercado?

Existem diferentes formas de realizar uma pesquisa de mercado ou análise de concorrência, como queira chamar. E para que se tenha sucesso com os resultados, é preciso planejar muito bem esse momento de pesquisa e reunir informações importantes.

Alguns passos devem ser seguidos:

  • Defina quem são seus concorrentes

Conhecer as empresas que disputam o mesmo espaço que você é o passo inicial para conseguir realizar a pesquisa. É importante também não esquecer de quem são seus concorrentes indiretos, aqueles que acabam por atender e suprir as necessidades do seu cliente final.

Definir quem são as empresas que atuam no mesmo nicho de mercado que o seu é fundamental para conseguir partir para as demais ações da análise de mercado.

  • Estude as estratégias que a concorrência usa

Mapear os concorrentes é também entender quais práticas e ações eles utilizam para atingir seus objetivos. Eles possuem presença digital? Como é o posicionamento da marca? Quais suas estratégias de marketing? Qual seu preço? Observe suas métricas.

  • Organize as informações e apresente os resultados

Depois de reunir as informações, é hora de apresentar os resultados para que a equipe responsável possa a partir disso elaborar suas ações de maneira mais assertiva e personalizada.

Dicas de ferramentas para analisar a concorrência

Agora que você já entendeu como funciona uma análise de concorrência, conheça algumas ferramentas que tornarão essa pesquisa mais fácil e ajudarão nesse processo.

  • Google Alertas;
  • Reclame Aqui;
  • Opinion Box
  • SEMRush
  • Ubersuggest

Gostou do artigo? Continue complementando seus conhecimentos e acesse nossos outros materiais no blog.

RESUMINDO

leia também

maio 19, 2022
retenção de talentos

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa   No ambiente empresarial, o sucesso de […]
maio 17, 2022
Data Driven

Data Driven: quais ferramentas utilizar?

Data Driven: quais ferramentas utilizar?   A tomada de decisão com base em dados consegue […]
maio 12, 2022
Cultura Data Driven

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa   Se orientar com base […]
maio 10, 2022
comportamento do novo consumidor

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa   Os tempos […]