Nem precisamos comentar sobre como a inadimplência é um grave problema para todo tipo de empresa. Neste cenário, partindo sempre da legislação nacional e dos contratos firmados com os clientes, muitas empresas trabalham com a recuperação de ativos.
Também chamada de recuperação de ativos financeiros, esse é um processo de negociação que depende de informações atualizadas, sistemas completos de dados e informações e também uma equipe ativa para cumprir com essas demandas.
Nos próximos tópicos, entenda em mais detalhes o que é a recuperação de ativos, quais empresas podem seguir com esses processos e ainda como conduzi-los.
A recuperação de ativos é um processo em que uma empresa busca seus devedores para cobrar pelo pagamento, sempre previsto em contrato, de um produto, serviço ou outra transação financeira. Para começar a recuperação, o primeiro passo é contatar e notificar o devedor.
Por isso o processo também é chamado, por vezes, de execução de dívida ou simplesmente cobrança. A principal vantagem da recuperação de ativos é reaver o pagamento de suas vendas, empréstimos e afins, assim aumentando o caixa da empresa.
A cobrança extrajudicial, ou cobrança amigável, é a forma mais acessível e também menos danosa para ambas as partes. Nesta etapa, que muitas vezes já resolve a recuperação de ativos, a equipe entra em contato com a pessoa inadimplente para dialogar e apresentar algumas propostas para solucionar a questão. Neste ponto, existe total atenção e cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, além do próprio contrato firmado entre as partes.
Se não houve sucesso com a primeira etapa, a empresa pode seguir para a cobrança judicial. Como o nome indica, neste momento é iniciada uma ação judicial contra o devedor.
Com o correto trabalho do time financeiro ou ainda com uma assessoria jurídica especializada, a recuperação de ativos é uma possibilidade para todo tipo de empresa. Mas, como já mencionamos neste texto, as etapas da cobrança podem ser bastante custosas caso não sejam feitas de forma planejada e utilizando as ferramentas adequadas para isso. E ainda, de que os devedores não cumpram com o título de crédito mesmo após a cobrança.
Em cada processo existem diversas possibilidades de conclusão, a exemplo do amigável e do processo judicial já apresentados. Em casos mais complexos, e até mesmo para resolução de crimes como corrupção e lavagem de dinheiro, a recuperação de ativos se desenrola através da apreensão de bens e outras formas de reaver a dívida financeira.
Tudo vai depender do porte de sua empresa, dos tipos de negócios fechados, do valor a ser recuperado e também da equipe disponível para isso. De forma interna ou terceirizada, a exemplo dos call centers especializados em cobrança, a empresa precisa se planejar para contatar os devedores (criando uma regra de cobranças), negociar, seguir com as etapas da recuperação de ativos e assim obter algum retorno nessa estratégia financeira.
Confira também as principais soluções e ferramentas para recuperação de ativos.
Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…
Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…
Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…
A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…
O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…
Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…