Recuperação de ativos: quais empresas podem realizar?

 

Nem precisamos comentar sobre como a inadimplência é um grave problema para todo tipo de empresa. Neste cenário, partindo sempre da legislação nacional e dos contratos firmados com os clientes, muitas empresas trabalham com a recuperação de ativos.

Também chamada de recuperação de ativos financeiros, esse é um processo de negociação que depende de informações atualizadas, sistemas completos de dados e informações e também uma equipe ativa para cumprir com essas demandas.

Nos próximos tópicos, entenda em mais detalhes o que é a recuperação de ativos, quais empresas podem seguir com esses processos e ainda como conduzi-los.

O que é recuperação de ativos?

A recuperação de ativos é um processo em que uma empresa busca seus devedores para cobrar pelo pagamento, sempre previsto em contrato, de um produto, serviço ou outra transação financeira. Para começar a recuperação, o primeiro passo é contatar e notificar o devedor.

Por isso o processo também é chamado, por vezes, de execução de dívida ou simplesmente cobrança. A principal vantagem da recuperação de ativos é reaver o pagamento de suas vendas, empréstimos e afins, assim aumentando o caixa da empresa.

Etapas da recuperação de ativos

  • Extrajudicial

A cobrança extrajudicial, ou cobrança amigável, é a forma mais acessível e também menos danosa para ambas as partes. Nesta etapa, que muitas vezes já resolve a recuperação de ativos, a equipe entra em contato com a pessoa inadimplente para dialogar e apresentar algumas propostas para solucionar a questão. Neste ponto, existe total atenção e cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, além do próprio contrato firmado entre as partes.

  • Judicial

Se não houve sucesso com a primeira etapa, a empresa pode seguir para a cobrança judicial. Como o nome indica, neste momento é iniciada uma ação judicial contra o devedor.

Quais empresas podem fazer?

Com o correto trabalho do time financeiro ou ainda com uma assessoria jurídica especializada, a recuperação de ativos é uma possibilidade para todo tipo de empresa. Mas, como já mencionamos neste texto, as etapas da cobrança podem ser bastante custosas caso não sejam feitas de forma planejada e utilizando as ferramentas adequadas para isso. E ainda, de que os devedores não cumpram com o título de crédito mesmo após a cobrança.

Em cada processo existem diversas possibilidades de conclusão, a exemplo do amigável e do processo judicial já apresentados. Em casos mais complexos, e até mesmo para resolução de crimes como corrupção e lavagem de dinheiro, a recuperação de ativos se desenrola através da apreensão de bens e outras formas de reaver a dívida financeira.

Como fazer a recuperação de ativos?

Tudo vai depender do porte de sua empresa, dos tipos de negócios fechados, do valor a ser recuperado e também da equipe disponível para isso. De forma interna ou terceirizada, a exemplo dos call centers especializados em cobrança, a empresa precisa se planejar para contatar os devedores (criando uma regra de cobranças), negociar, seguir com as etapas da recuperação de ativos e assim obter algum retorno nessa estratégia financeira.

Confira também as principais soluções e ferramentas para recuperação de ativos.

RESUMINDO

Nem precisamos comentar sobre como a inadimplência é um grave problema para todo tipo de empresa. Neste cenário, partindo sempre da legislação nacional e dos contratos firmados com os clientes, muitas empresas trabalham com a recuperação de ativos.

leia também

maio 19, 2022
retenção de talentos

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa   No ambiente empresarial, o sucesso de […]
maio 17, 2022
Data Driven

Data Driven: quais ferramentas utilizar?

Data Driven: quais ferramentas utilizar?   A tomada de decisão com base em dados consegue […]
maio 12, 2022
Cultura Data Driven

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa   Se orientar com base […]
maio 10, 2022
comportamento do novo consumidor

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa   Os tempos […]