Marketing e Vendas

Fatores que levam empresas a perder clientes

Fatores que levam empresas a perder clientes

 

O mundo corporativo é bastante competitivo e está em constante evolução. Para que possam tornar os negócios ainda mais rentáveis, é preciso investir na satisfação do cliente e em técnicas que demonstrem todo o diferencial competitivo da marca, justamente para que consigam atrair e reter mais consumidores satisfeitos.

E dentre as estratégias que podem compor um planejamento de ação para promover experiências incríveis e positivas para os consumidores, deve constar a genuína preocupação em não perder clientes e cometer deslizes que comprometam a relação empresa/cliente.

Pensando nisso, reunimos informações valiosas sobre os principais motivos que levam as empresas a perderem seus consumidores. Acompanhe agora e descubra!

1.  Alto índice de Turnover

Quando há uma grande rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, fica difícil conseguir criar uma relação com os clientes e torna-se nítido certos problemas da empresa. E um dos principais motivos para essa alta rotatividade no ambiente de trabalho são geralmente atribuídas a funcionários desmotivados e pouco valorizados.

Por isso, as empresas precisam focar em Endomarketing para satisfazer primeiramente os que fazem parte da sua equipe, o que por sua vez refletirá na qualidade de satisfação dos clientes de fora.

2. Ignorar o pós-venda

Não é apenas vender e partir para o próximo. É preciso entender que o atendimento segue por etapas e não termina quando se fecha negócio, muito pelo contrário, a partir daí é importante fortalecer a relação com os consumidores e cativá-los para durabilizar a relação.

Não esquecer de manter o foco no pós-venda é um dos grandes desafios e diferenciais de muitas marcas.

3. Falta de preparo e treinamento da equipe

Um grande diferencial competitivo é, sem dúvida alguma, o investimento que se faz no capital humano da empresa. Treinamentos e capacitações são essenciais para tornar a equipe cada vez mais competente, produtiva, motivada e valorizada.

Acompanhar as tendências do mercado e conseguir oferecer o melhor para seus clientes é também entender que é necessário apostar na preparação da equipe para conseguir reter os clientes e não acabar perdendo-os para a concorrência.

4. Demora no atendimento e na resolução de problemas do cliente

Quando os clientes não são ouvidos e há uma demora na resolução das suas dores e problemas, certamente esse consumidor irá optar por escolher outra empresa que demonstre mais interesse em ajudá-lo a solucionar suas dúvidas e questões. É importante que a empresa sempre esteja atenta na rapidez de seu atendimento e na qualidade para que não haja um atendimento ineficiente e acabe prejudicando a performance da empresa.

5. Foco no preço e não na qualidade dos produtos e serviços

Muitas vezes, líderes e gestores acreditam que para se destacar no mercado o importante é conseguir oferecer bons preços que atraiam o consumidor, mas esquecem que acima de tudo o que os clientes mais consideram hoje em dia antes de fechar negócio é também a qualidade dos serviços e produtos que contratam. Por isso, não basta focar apenas em oferecer valores competitivos, é importante fazer o básico e entregar valor, seja nos seus produtos ou serviços.

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