Fatores que levam empresas a perder clientes

 

O mundo corporativo é bastante competitivo e está em constante evolução. Para que possam tornar os negócios ainda mais rentáveis, é preciso investir na satisfação do cliente e em técnicas que demonstrem todo o diferencial competitivo da marca, justamente para que consigam atrair e reter mais consumidores satisfeitos.

E dentre as estratégias que podem compor um planejamento de ação para promover experiências incríveis e positivas para os consumidores, deve constar a genuína preocupação em não perder clientes e cometer deslizes que comprometam a relação empresa/cliente.

Pensando nisso, reunimos informações valiosas sobre os principais motivos que levam as empresas a perderem seus consumidores. Acompanhe agora e descubra!

1.  Alto índice de Turnover

Quando há uma grande rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, fica difícil conseguir criar uma relação com os clientes e torna-se nítido certos problemas da empresa. E um dos principais motivos para essa alta rotatividade no ambiente de trabalho são geralmente atribuídas a funcionários desmotivados e pouco valorizados.

Por isso, as empresas precisam focar em Endomarketing para satisfazer primeiramente os que fazem parte da sua equipe, o que por sua vez refletirá na qualidade de satisfação dos clientes de fora.

2. Ignorar o pós-venda

Não é apenas vender e partir para o próximo. É preciso entender que o atendimento segue por etapas e não termina quando se fecha negócio, muito pelo contrário, a partir daí é importante fortalecer a relação com os consumidores e cativá-los para durabilizar a relação.

Não esquecer de manter o foco no pós-venda é um dos grandes desafios e diferenciais de muitas marcas.

3. Falta de preparo e treinamento da equipe

Um grande diferencial competitivo é, sem dúvida alguma, o investimento que se faz no capital humano da empresa. Treinamentos e capacitações são essenciais para tornar a equipe cada vez mais competente, produtiva, motivada e valorizada.

Acompanhar as tendências do mercado e conseguir oferecer o melhor para seus clientes é também entender que é necessário apostar na preparação da equipe para conseguir reter os clientes e não acabar perdendo-os para a concorrência.

4. Demora no atendimento e na resolução de problemas do cliente

Quando os clientes não são ouvidos e há uma demora na resolução das suas dores e problemas, certamente esse consumidor irá optar por escolher outra empresa que demonstre mais interesse em ajudá-lo a solucionar suas dúvidas e questões. É importante que a empresa sempre esteja atenta na rapidez de seu atendimento e na qualidade para que não haja um atendimento ineficiente e acabe prejudicando a performance da empresa.

5. Foco no preço e não na qualidade dos produtos e serviços

Muitas vezes, líderes e gestores acreditam que para se destacar no mercado o importante é conseguir oferecer bons preços que atraiam o consumidor, mas esquecem que acima de tudo o que os clientes mais consideram hoje em dia antes de fechar negócio é também a qualidade dos serviços e produtos que contratam. Por isso, não basta focar apenas em oferecer valores competitivos, é importante fazer o básico e entregar valor, seja nos seus produtos ou serviços.

Gostou do artigo? Quer aprender mais? Não deixe de assinar nossa newsletter e fique por dentro dos conteúdos postados.

RESUMINDO

O mundo corporativo é bastante competitivo e está em constante evolução. Para que possam tornar os negócios ainda mais rentáveis, é preciso investir na satisfação do cliente e em técnicas que demonstrem todo o diferencial competitivo da marca, justamente para que consigam atrair e reter mais consumidores satisfeitos.

leia também

maio 19, 2022
retenção de talentos

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa   No ambiente empresarial, o sucesso de […]
maio 17, 2022
Data Driven

Data Driven: quais ferramentas utilizar?

Data Driven: quais ferramentas utilizar?   A tomada de decisão com base em dados consegue […]
maio 12, 2022
Cultura Data Driven

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa   Se orientar com base […]
maio 10, 2022
comportamento do novo consumidor

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa   Os tempos […]