Inteligência Empresarial

5 dicas sobre como aplicar o Kanban na sua empresa

5 dicas sobre como aplicar o Kanban na sua empresa

 

Com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais dinâmico e ajudar a deixar os profissionais mais produtivos, motivados e engajados, os métodos ágeis revolucionaram a forma de acompanhar os processos de trabalho e a maneira de se relacionar com a execução de um projeto e seus responsáveis.

Dessa forma, um dos métodos ágeis mais populares e difundidos no mercado hoje é, sem dúvida, o Kanban. A agilidade que essa metodologia tem a oferecer para o fluxo de produção permite que se faça grandes avanços. E, por isso, nesse artigo trataremos mais profundamente sobre como utilizar o Kanban dentro da sua empresa, com 5 dicas valiosas.

Acompanhe agora!

Analise o fluxo de trabalho atual

Antes de iniciar a implementação do Kanban em sua empresa, é necessário que se faça um mapeamento das atividades já desenvolvidas e em como esses processos são feitos para que seja possível entender e identificar possíveis falhas e pontos que necessitam de ajustes e melhorias.

O que também permite que a metodologia do Kanban seja adaptada para cada necessidade identificada no fluxo de trabalho e, assim, a empresa consiga se beneficiar com a gestão de projetos.

Prepare a equipe

Mesmo que a metodologia ágil esteja cada vez mais em alta nas organizações, é claro que nem todos os profissionais e colaboradores de uma empresa terão familiaridade com essa forma de trabalho e precisam receber auxílio e orientações para se adequar com toda a equipe para que o trabalho consiga fluir de maneira satisfatória.

Por isso, é necessário alinhar as expectativas e definir metas e objetivos, delegando as tarefas aos responsáveis e treinando o time com uma comunicação direta e assertiva.

Planeje cada etapa dos processos

Não há resultados sem planejamento. E na estratégia de implementar o método Kanban ao seu negócio, torna-se fundamental acompanhar em detalhes cada etapa do projeto, definindo as tarefas que serão prioridades e organizando o que será monitorado pelo método Kanban.

Permitindo que os processos de um projeto sejam os mais claros e objetivos, trazendo ainda mais agilidade e fluidez nas entregas.

Mensure os resultados

Se não houver o monitoramento das ações empregadas na empresa, será muito mais difícil e complicado conseguir identificar se existiu ou não ganhos com o uso da metodologia Kanban. Além de ser essencial para avaliar possíveis mudanças e ajustes em cada etapa do processo.

Acompanhar cada entrega de perto é conseguir identificar de maneira mais assertiva possíveis falhas e quais serão as necessidades empregadas para manter a produtividade em alta e conquistar bons resultados.

Mensurar faz parte de um planejamento inteligente e assertivo!

Como você pode ver ao longo deste post, o Kanban é uma metodologia perfeita para conseguir desenvolver projetos mais complexos e trazer maior agilidade e assertividade em seus processos de trabalho.

Gerando com isso, maior produtividade e engajamento de todos que estão envolvidos com o projeto. Potencialize suas estratégias e faça uma gestão mais eficiente e de qualidade, adote o método Kanban! Leia também: Metodologias Ágeis: quais são e para que servem?

postdigital

Recent Posts

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…

1 ano ago

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…

1 ano ago

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…

1 ano ago

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…

1 ano ago

Mineração de dados: conceito e benefícios

O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…

1 ano ago

Mailing: confira o conceito e sua importância!

Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…

1 ano ago