Marketing e Vendas

Como montar os públicos para suas campanhas de anúncios

Como montar os públicos para suas campanhas de anúncios

 

Quem investe no Marketing de uma empresa sabe como é importante preparar campanhas de anúncios. Os meios digitais são os mais eficientes para alcançar os melhores públicos e ter retorno mensurável, graças a todas ferramentas de monitoramento e os dados captados com a navegação e interações dos usuários.

O primeiro ponto para preparar uma campanha de anúncios online é montar o seu público. Aqui, não tratamos de um público-alvo amplo que toda empresa costuma definir logo em seus primeiros planejamentos estratégicos.

Campanhas de anúncios exigem uma atenção maior nessa definição de públicos justamente para que sua comunicação chegue aos perfis desejados, fazendo o melhor uso do seu orçamento. Para isso, é importante que as equipes de marketing, vendas e atendimento construam uma persona de marketing realista e também compartilhem quais são os dados e características mais relevantes entre os clientes.

Com essas informações, é possível planejar quais serão os públicos para suas campanhas online.

Como montar o público da campanha de anúncios?

  • Dados demográficos

Disponíveis como segmentação em todas ferramentas (exemplo Google Ads e Facebook Ads), os dados demográficos auxiliam muito para definir os primeiros limites deste público. Mesmo com a mentalidade de “todo mundo compra meu produto”, na hora de anunciar o ideal é concentrar esforços em públicos específicos. Por isso, nessa etapa, cuide para definir faixa etária, gênero, localização, renda familiar, escolaridade, emprego e outros fatores mais amplos.

  • Comportamento e interesses

Também pelo monitoramento online viabilizado por cada plataforma de anúncios, é possível segmentar seu público por diferentes comportamentos e interesses demonstrados. Isso inclui, por exemplo, páginas curtidas, assuntos preferidos, interesse de compra, status de relacionamento, acontecimentos e eventos, sites visitados e assim por diante. Com esse tipo de segmentação, seu público já começa a ficar mais assertivo.

Ao criar um público novo e personalizado, registre estes critérios de segmentação e monitore sua campanha atentamente para saber se a entrega está atingindo os usuários desejados.

Públicos salvos

Outra forma de criar um público para uma campanha online é trazer seus próprios dados! Se você tem uma base de dados válida com informações dos seus clientes (preferencialmente com e-mail ou telefone), é possível subir essa lista para a plataforma de anúncios e pedir que ela encontre essas pessoas. Isso ajuda na criação de campanhas de remarketing, por exemplo, de lojas físicas.

Este público já está segmentado por trazer o próprio perfil de seus clientes. Ainda assim, por se tratar da utilização de uma base de dados pessoais, esse método só é interessante caso sua empresa e todas ferramentas estejam adequadas com a LGPD.

Públicos semelhantes (lookalike)

Também a partir dessa lista já existente de contatos da sua empresa, é possível criar um público lookalike. Nesta opção, a plataforma vai considerar os dados do seu público e encontrar outros perfis que compartilham características semelhantes. Essa é uma forma de encontrar novos possíveis clientes, mas com possibilidade de cobrir campanhas em qualquer etapa, do aprendizado e descoberta até a consideração da solução e decisão de compra.

Aqui você conferiu as principais dicas para montar seus públicos para campanhas de anúncios! Confira também como vender mais com Inteligência de Mercado.

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