Marketing e Vendas

Aprenda a fazer uma prospecção B2B de sucesso!

A sua empresa trabalha com o modelo de negócio B2B, isto é, vende para outras organizações? Se sim, saiba que encontrar companhias que tenham o perfil ideal das suas soluções é primordial para que tenha mais sucesso. Portanto, é preciso criar estratégias para que conquiste novas oportunidades. Para isso, realizar a prospecção é essencial!

Tenha em mente que é um trabalho árduo, porém que vai contribuir, e muito, para o desenvolvimento da sua organização. Sendo assim, caso queira entender mais sobre o conceito e como começar a prospectar, este conteúdo é para você. Boa leitura!

O que é prospecção B2B?

Basicamente, a prospecção B2B é o processo em que as organizações desenvolvem estratégias para encontrar potenciais clientes no mercado, isto é, empresas que possuam o perfil de consumidor ideal para a companhia.

Sendo assim, após encontrar essas novas oportunidades, é feito o primeiro contato para que a empresa comece a trabalhar a fim de direcionar esse lead por todo o funil de vendas.

Porém, por mais que o objetivo final seja fechar negócio, a princípio a prospecção tem como propósito principal a criação de um relacionamento. Afinal, antes de chegar a etapa final é preciso educar e nutrir o lead.

Dicas de como prospectar

A seguir selecionamos os 5 passos que deve seguir para que faça uma prospecção de sucesso e assim, consiga encontrar diversas oportunidades reais para o seu negócio!

Defina a sua persona

O primeiro passo é entender quais empresas deseja alcançar. Portanto, comece a detalhar quais são as características das organizações com o perfil ideal para suas soluções. Aqui, você pode definir por nicho, número de funcionários, localização, etc.

Ter essas informações em mente é essencial para que saiba quais organizações devem fazer parte da sua lista de prospecção.

Crie uma lista de leads

Após entender o perfil de empresa ideal, comece a buscar pelos contatos dessas organizações. Afinal, é preciso contar com dados para que consiga entrar em ação.

Para que crie a lista, é preciso que tenha, no mínimo, o nome da organização e um contato (por exemplo, e-mail ou telefone).

Pesquise mais sobre os leads

Tendo a sua lista em mãos, comece a entender mais sobre o perfil das empresas que farão parte da sua prospecção. Sem dúvidas, ter detalhes sobre a organização fará com que o seu contato seja muito mais assertivo. Afinal, saberá exatamente com qual cenário estará lidando.

Algumas informações interessantes para a pesquisa são: entender por qual momento a empresa está passando, quais são os concorrentes, as dores, os diferenciais, etc.

Entre em contato

Sabendo cada detalhe do seu lead, chegou o momento de entrar em contato. Ah, saiba que esse passo não é tão simples, pois é preciso despertar a atenção do seu lead.

Pensando nisso, seja criativo e não desista na primeira tentativa. Pois, normalmente, eles tendem a ignorar os contatos iniciais por não conhecerem a organização.

Qualifique seus leads

Fez o contato? E aí, quais clientes realmente tem o interesse de fechar com a sua empresa?

É neste momento que irá entender quais são os contatos prontos para a compra. Pois assim, o time de vendas irá focar somente em organizações com real potencial.

Agora que aprendeu mais sobre o assunto, comece a prospectar para que garanta mais oportunidades para a sua empresa!

Que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Para isso, veja as melhores ferramentas e tarefas para sua prospecção de vendas.

geeks

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