Marketing e Vendas

O que é um Pipeline de vendas?

O que é um Pipeline de vendas?

Servindo como um manual para a equipe de vendas, o Pipeline tem uma função bastante importante ao organizar os diversos processos da área comercial de uma empresa e permitir a visualização, de maneira simples, de todas as etapas existentes, permitindo saber em qual estágio o cliente em potencial se encontra.

Dessa forma, se torna possível entender qual o próximo passo que o vendedor deve realizar para conduzir os clientes em potencial até a etapa final: fechar a compra.

Vamos entender mais sobre o que é o Pipeline, qual a sua importância e como utilizá-lo em seu negócio? Então, continue a leitura deste artigo para se aprofundar mais neste assunto. Bora lá!

O que é o Pipeline de vendas?

Através do Pipeline de vendas é possível que o gestor organize todas as informações necessárias para que a equipe de vendas se mantenha atualizada em tempo real da movimentação dos clientes em potencial por cada etapa do processo de vendas.

Assim, em um só lugar, o vendedor pode ter acesso a informações, como:

  • Quando ocorreu o primeiro contato;
  • Propostas de negociação;
  • Qual o melhor momento para ligar para um determinado lead;
  • Quando foi efetuado o fechamento da proposta.

E diversos outros processos que façam sentido de serem pontuados pela área comercial a fim de facilitar e tornar ainda mais assertivo o contato da equipe de vendas com o cliente em potencial.

Geralmente, as etapas que costumam estar presentes em um Pipeline de vendas são: contato, qualificação, envio de proposta, follow up, negociação e fechamento. Vamos ver mais sobre cada uma delas?

Contato: Entender o perfil do lead e seu potencial de compra.
Qualificação: Ver quais estão mais alinhados com o seu público-alvo e a jornada de compra.
Envio de proposta: criar propostas personalizadas e aproveitar para tirar possíveis dúvidas que possam surgir.
Follow up: fazer um contato por e-mail, whatsapp, telefone para reforçar o que a sua empresa oferece e passar informações importantes e que chamem a atenção do cliente em potencial.
Negociação: aqui é importante saber trabalhar as objeções de vendas que podem surgir e apresentar os diferenciais do seu produto ou serviço, fazendo com que o possível cliente necessite contratá-lo para resolver o seu problema.
Fechamento: encerramento do processo de venda com a venda ou não do produto ou serviço.

Benefícios de utilizar um Pipeline de vendas na sua empresa

Dentre os diversos benefícios existentes, podemos destacar:

  • Você consegue observar quantas negociações estão em andamento;
  • Realiza a padronização do seu processo de venda e consegue entender o tempo médio que o seu negócio leva para fechar uma venda;
  • Obtém dados e insights importantes que auxiliam na tomada de decisão;
  • Facilidade de gerenciamento e otimização de todo o processo;
  • Auxilia na qualificação de prospects;
  • Facilita a visualização das tarefas e próximos passos do time de vendas.

Conclusão

Viu só como contar com o Pipeline em seu negócio pode trazer mais resultados em vendas ao reduzir o custo de aquisição de clientes e aprimorar a produtividade da sua equipe comercial?

A dica é saber escolher uma boa ferramenta de CRM que permita unir em um só lugar a automatização dos processos comerciais e ainda possibilite acompanhar o desempenho da equipe. Assim, seu negócio terá uma visualização mais ampla de como anda as oportunidades de negócio e poderá pensar em estratégias para alavancar os resultados.

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