Big data

Data Mining: o que é e como funciona?

Data Mining: o que é e como funciona?

 

Saber identificar e analisar dados é essencial para garantir o sucesso das empresas nos dias de hoje. Afinal, através das informações obtidas é possível direcionar os objetivos organizacionais de maneira muito mais assertiva e eficiente, proporcionando um impacto positivo nos negócios. 

 

Quer entender melhor como funciona o Data Mining e como ele pode auxiliar na gestão da sua organização, tornando-a mais competitiva no mercado? Então, prossiga com a leitura e fique por dentro deste assunto!

O que é Data Mining?

 

Data Mining ou também conhecido em português como mineração de dados é um processo altamente analítico que explora uma grande quantidade de dados a fim de localizar padrões e conexões entre as variáveis, permitindo encontrar problemas com mais facilidade. 

 

Seu uso se faz muito útil, principalmente nos dias atuais onde há um grande acúmulo de dados e se não houver uma certa preocupação para saber o que é importante ou irrelevante durante a tomada de decisão pode impactar diretamente na gestão do negócio, comprometendo o avanço dos resultados desejados. 

 

Através do Data Mining é possível obter insights valiosos sobre comportamentos que se repetem. Dessa forma, o algoritmo identifica padrões em meio aos dados e estabelece a correlação entre eles, facilitando, e muito, o atingimento dos objetivos organizacionais. 

 

Um grande exemplo de como o uso do Data Mining é essencial nos dias de hoje, podemos citar empresas do Netflix e Facebook, por exemplo, que possuem acesso a uma grande quantidade de dados sobre seus usuários e utilizam essa tecnologia para entender cada vez mais sobre os comportamentos de seus consumidores, proporcionando a criação de séries que se adequam aos gostos dos espectadores, no caso da Netflix, e possibilitam que os anúncios sejam vistos pela pessoa certa, no momento certo, no caso do Facebook. 

 

Motivos de utilizar o Data Mining no seu negócio

 

Confira abaixo algumas das vantagens de implementar o Data Mining em sua organização. 

 

Permite prever as tendências de mercado

 

Através do Data Mining é possível reunir informações e compará-las com períodos anteriores, observando o que mudou e como isso pode ser aprimorado nas futuras ações, levando em consideração as tendências de mercado e seus objetivos de negócio.  

 

Aprimora as estratégias de Marketing

 

O Marketing Digital é orientado por dados e seu grande diferencial é poder acompanhar a evolução das campanhas e estratégias, avaliando em tempo real se estão dando o retorno esperado. Com o uso do Data Mining, as ações de marketing se tornam ainda mais efetivas, permitindo obter relatórios comparativos que possibilitam a geração de insights. 

 

Proporciona o diferencial competitivo

 

Com o Data Mining é possível olhar para os concorrentes e coletar informações que podem ser úteis para entender o que as outras empresas do mesmo nicho estão fazendo e como isso pode ajudar a alavancar o seu negócio, aprimorando as estratégias e desenvolvendo produtos e serviços cada vez melhores.

 

E aí, gostou do assunto? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para esclarecer suas dúvidas a respeito do Data Mining. Aproveite para estender seus conhecimentos e leia também: “Dados para monitorar e prevenir crises empresariais”. 

geeks

Recent Posts

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…

1 ano ago

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…

1 ano ago

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…

1 ano ago

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…

1 ano ago

Mineração de dados: conceito e benefícios

O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…

1 ano ago

Mailing: confira o conceito e sua importância!

Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…

1 ano ago