Dados para monitorar e prevenir crises empresariais

 

O cuidado em reunir, organizar e analisar dados e informações empresariais de um negócio, costuma sempre ser de muita utilidade para os mais diversos tipos de situações organizacionais e também para ser possível evitar potenciais crises, antes mesmo que elas aconteçam. Tudo graças ao monitoramento de informações e ao gerenciamento de crise com a inteligência de dados.

Uma gestão eficiente costuma pensar em cada decisão a ser tomada na empresa para conquistar seus objetivos e metas. Sendo assim, é claro que incluímos a prevenção de possíveis crises. No artigo de hoje, aprenda como os dados da sua empresa podem ajudar a realizar um monitoramento inteligente e a lidar com um cenário de crise em seu negócio.

Acompanhe agora!

O que é uma crise empresarial?

Pode ser denominada como uma situação de adversidade e com um possível impacto negativo para aquela empresa. É um momento de muita incerteza e que exige um certo cuidado e delicadeza para contornar toda a situação crítica.

Não podendo ser somente uma crise de imagem, que altera a boa reputação que a empresa tem construído, pode ser qualquer problema que afete o bom funcionamento dos negócios. Eventos que, se não forem muito bem monitorados e que se não houver um gerenciamento e contenção dessa crise de maneira eficiente, possuem o poder de acabar totalmente com uma marca ou negócio.

Qual a importância do gerenciamento de crise?

Investir na comunicação e no marketing de uma empresa é também trabalhar o seu branding e focar em ações que promovam a marca de maneira positiva e assertiva, identificando pontos que devem ser melhorados e aperfeiçoados. E ainda, promovendo diversas estratégias que consigam transmitir os pontos positivos e fortes que determinada marca possui.

Quando há um momento de crise nos negócios, quanto mais rápido e assertivo as medidas conseguirem ser feitas para lidar com a crise, menos danos poderá ocorrer nesse processo.

Qualquer empresa que se preocupe com sua boa reputação e imagem perante seus clientes, consumidores e parceiros, certamente investe no monitoramento e gerenciamento de crise, justamente para conseguir driblar questões que podem desequilibrar e reduzir o sucesso dos negócios.

Quais dados analisar para prevenir possíveis crises?

A inteligência de mercado já se mostrou bastante eficaz para conseguir analisar possíveis riscos empresariais e contornar situações adversas sendo possível assim, realizar tomadas de decisões inteligentes. Alguns importantes dados a analisar e acompanhar para prevenir potenciais crises são:

  • Comportamento do consumidor;
  • Taxa de fidelização do cliente;
  • Produtividade da equipe;
  • Turnover;
  • Alinhamento de expectativas e metas;
  • Qualidade da comunicação interna e externa;
  • Existência de processos otimizados;
  • Menções sobre a empresa nas redes sociais;
  • Qualidade dos produtos e serviços prestados.

Além desses pontos há muitos outros dados essenciais da sua empresa que valem a pena constar no relatório de prevenção de crise para que esse monitoramento consiga ser o mais completo e objetivo possível em suas análises.

Já que a reputação de uma empresa é construída gradativamente de modo processual e não deve deixar de ser algo contínuo e uma preocupação de todos.

Gostou do artigo? Leia também: O que é e como utilizar uma análise reputacional?

RESUMINDO

O cuidado em reunir, organizar e analisar dados e informações empresariais de um negócio, costuma sempre ser de muita utilidade para os mais diversos tipos de situações organizacionais e também para ser possível evitar potenciais crises, antes mesmo que elas aconteçam. Tudo graças ao monitoramento de informações e ao gerenciamento de crise com a inteligência de dados.

leia também

maio 19, 2022
retenção de talentos

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa   No ambiente empresarial, o sucesso de […]
maio 17, 2022
Data Driven

Data Driven: quais ferramentas utilizar?

Data Driven: quais ferramentas utilizar?   A tomada de decisão com base em dados consegue […]
maio 12, 2022
Cultura Data Driven

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa   Se orientar com base […]
maio 10, 2022
comportamento do novo consumidor

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa   Os tempos […]