O que é e como utilizar uma análise reputacional

 

Entre os processos e procedimentos de compliance, existem muitas soluções voltadas para o relacionamento entre empresas. Já cobrimos aqui no blog da Nova Vida TI as estratégias de Know Your Supplier, Know Your Partner e Know Your Client, voltadas para a investigação de fornecedores, parceiros ou clientes. Dentro destas atribuições, uma das ferramentas utilizadas é a análise reputacional.

Pelo próprio nome, entendemos que se trata de uma pesquisa sobre reputação de outra empresa – e geralmente apenas de empresas, pois pessoas físicas têm direito à privacidade de seus dados. 

Mas então, como e por que a análise reputacional é feita? O que ela agrega para sua política de compliance e na mitigação de riscos? Entenda nos próximos tópicos. 

Risco Reputacional

No relacionamento com stakeholders e na própria gestão do seu negócio, a reputação é um fator que influencia na percepção do mercado sobre sua empresa, impactando tanto em novos relacionamentos como nos resultados de vendas.

Quem já conhece e trabalha com a gestão de riscos, entende que existem diversas ameaças sobre a reputação de uma empresa, entre riscos políticos, jurídicos, crises financeiras, crises na opinião pública, acidentes ambientais e até mesmo provocados pela exposição ou posicionamento de seus colaboradores.

Como estamos tratando da análise reputacional neste artigo, fica evidente a necessidade de conhecer tanto sua organização internamente como também a reputação de empresas parceiras como forma de evitar riscos diversos.

O que é a análise reputacional?

Não à toa a análise reputacional também é parte da chamada Due Diligence e do Background Check, sendo um dos componentes de uma investigação sobre histórico, operações e reputação de outra empresa com quem se fechará qualquer tipo de negócio, contrato ou parceria.

Enfim, o que é esta análise e o que ela contém para cumprir com tais objetivos?

Não existe um modelo fixo ou exclusivo de como essa análise se parece ou é feita. Tudo começa com a pesquisa e coleta das informações necessárias, geralmente dados disponíveis no mercado e devidamente validados. Então é necessário listar quais são os principais pontos de atenção conforme o objetivo da análise, entre avaliar aspectos financeiros, experiências anteriores, profissionais e afins. Com esse trabalho também será possível encontrar os pontos críticos que devem ativar um alerta na gestão de riscos.

Realmente será feito um Raio X sobre a empresa investigada e sua reputação, emitindo um documento em formato de dossiê ou relatório pronto para consideração dos devidos tomadores de decisão.

Quando utilizá-la

A análise reputacional sempre será uma grande aliada nas relações entre empresas, e mais ainda nos seguintes casos:

  • Operações de Fusões & Aquisições; 
  • Contratos de fornecimento de materiais ou serviços;
  • Pesquisas de mercado;
  • e internamente para verificar e validar demais estratégias (comunicação, vendas, processos, gestão de riscos, gerenciamento de crises, etc).

O seu time de compliance, ou ainda os departamentos comercial e jurídico, além de outros relacionados à inteligência de mercado, fica encarregado desta pesquisa e produção do relatório. Como citamos, tudo isso parte do levantamento de dados e sua tradução em informações relevantes. Para fazer uma análise reputacional ou qualquer outra tarefa de compliance, sempre será necessário contar com ferramentas para auditoria e monitoramento.

RESUMINDO

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