O que é e como utilizar uma análise reputacional

 

Entre os processos e procedimentos de compliance, existem muitas soluções voltadas para o relacionamento entre empresas. Já cobrimos aqui no blog da Nova Vida TI as estratégias de Know Your Supplier, Know Your Partner e Know Your Client, voltadas para a investigação de fornecedores, parceiros ou clientes. Dentro destas atribuições, uma das ferramentas utilizadas é a análise reputacional.

Pelo próprio nome, entendemos que se trata de uma pesquisa sobre reputação de outra empresa – e geralmente apenas de empresas, pois pessoas físicas têm direito à privacidade de seus dados. 

Mas então, como e por que a análise reputacional é feita? O que ela agrega para sua política de compliance e na mitigação de riscos? Entenda nos próximos tópicos. 

Risco Reputacional

No relacionamento com stakeholders e na própria gestão do seu negócio, a reputação é um fator que influencia na percepção do mercado sobre sua empresa, impactando tanto em novos relacionamentos como nos resultados de vendas.

Quem já conhece e trabalha com a gestão de riscos, entende que existem diversas ameaças sobre a reputação de uma empresa, entre riscos políticos, jurídicos, crises financeiras, crises na opinião pública, acidentes ambientais e até mesmo provocados pela exposição ou posicionamento de seus colaboradores.

Como estamos tratando da análise reputacional neste artigo, fica evidente a necessidade de conhecer tanto sua organização internamente como também a reputação de empresas parceiras como forma de evitar riscos diversos.

O que é a análise reputacional?

Não à toa a análise reputacional também é parte da chamada Due Diligence e do Background Check, sendo um dos componentes de uma investigação sobre histórico, operações e reputação de outra empresa com quem se fechará qualquer tipo de negócio, contrato ou parceria.

Enfim, o que é esta análise e o que ela contém para cumprir com tais objetivos?

Não existe um modelo fixo ou exclusivo de como essa análise se parece ou é feita. Tudo começa com a pesquisa e coleta das informações necessárias, geralmente dados disponíveis no mercado e devidamente validados. Então é necessário listar quais são os principais pontos de atenção conforme o objetivo da análise, entre avaliar aspectos financeiros, experiências anteriores, profissionais e afins. Com esse trabalho também será possível encontrar os pontos críticos que devem ativar um alerta na gestão de riscos.

Realmente será feito um Raio X sobre a empresa investigada e sua reputação, emitindo um documento em formato de dossiê ou relatório pronto para consideração dos devidos tomadores de decisão.

Quando utilizá-la

A análise reputacional sempre será uma grande aliada nas relações entre empresas, e mais ainda nos seguintes casos:

  • Operações de Fusões & Aquisições; 
  • Contratos de fornecimento de materiais ou serviços;
  • Pesquisas de mercado;
  • e internamente para verificar e validar demais estratégias (comunicação, vendas, processos, gestão de riscos, gerenciamento de crises, etc).

O seu time de compliance, ou ainda os departamentos comercial e jurídico, além de outros relacionados à inteligência de mercado, fica encarregado desta pesquisa e produção do relatório. Como citamos, tudo isso parte do levantamento de dados e sua tradução em informações relevantes. Para fazer uma análise reputacional ou qualquer outra tarefa de compliance, sempre será necessário contar com ferramentas para auditoria e monitoramento.

RESUMINDO

leia também

maio 10, 2021

Como preparar seu time de vendas para uma estratégia de Outbound Marketing?

Como preparar seu time de vendas para uma estratégia de Outbound Marketing?   Depois que […]
maio 7, 2021

Dicas de como elaborar um relatório de vendas

Dicas de como elaborar um relatório de vendas Você sabe o que é um relatório […]
maio 5, 2021
Leads pré-qualificados

Leads pré-qualificados: como eles podem complementar sua estratégia

Leads pré-qualificados: como eles podem complementar sua estratégia   Empresas que contam com alguma estratégia […]
maio 3, 2021
Big Data nas empresas

Mitos e verdades sobre Big Data nas empresas

Grandes, médias e até mesmo pequenas empresas, em algum momento, terão de colocar o tema […]