Toda empresa desenvolve estratégias para melhorar os seus resultados. Porém, para que essa ação seja realizada da forma adequada, é essencial passar pela etapa do mapeamento da persona.
Para que tenha noção, esse termo se refere a uma representação do perfil ideal de cliente para uma empresa. Sendo assim, tê-lo em mente é primordial para a criação de ações mais assertivas e eficientes.
Portanto, se ainda não conta com uma persona para a sua organização, saiba que este conteúdo é para você. Continue com a leitura que adiante ensinaremos o passo a passo para realizar o mapeamento deste perfil de consumidor!
A seguir selecionamos os principais passos que devem ser realizados para que determine a persona para o seu negócio. Confira!
A primeira etapa que deve ser feita é buscar por dados. Por exemplo, caso já tenha o seu negócio consolidado, comece a coletar informações de pessoas que já fazem parte da sua clientela.
Porém, caso ainda não tenha a sua empresa, pegue informações no mercado, buscando entender quais são os consumidores de organizações parecidas com o seu nicho de atuação.
Aqui, são diversos os dados válidos para a criação da sua persona, como: gênero, idade, profissão, principais interesses, dores, etc.
Após coletar os dados, chegou o momento de estruturá-los, entendendo quais são os principais padrões encontrados. Por exemplo, caso tenha identificado que 80% do público são mulheres, logicamente, a sua persona será uma figura feminina.
Lembrando que deverá realizar o mesmo processo para todas as informações adquiridas, ok? Feito esse processo, já terá uma base das características da sua persona.
Já com todas as informações em mente, agora o processo é simples, basta selecionar as principais informações para que façam parte da persona.
Além disso, também é importante que dê um rosto e nome para essa representação, a fim de que ela se torne peça fundamental para a sua empresa.
Lembre-se que não deve mentalizar esse perfil apenas como uma lista de tópicos, mas sim como uma pessoa, com sentimentos, comportamentos e muito mais.
Não adianta apenas desenvolver o perfil. Afinal, todos devem usar a persona para que as estratégias tenham realmente o resultado desejado.
Para que esse processo seja facilitado, o ideal é encontrar mecanismos para que os colaboradores participem do seu processo de criação. Porém, caso não consiga, busque apresentá-la a todos da empresa, fazendo uma explicação clara de suas características.
E aí, você já conhecia todas essas dicas? Caso não, as coloque em prática para que consiga criar um perfil de cliente ideal para o seu negócio. Sem dúvidas, essa ação fará total diferença, pois saberá direcionar suas estratégias para as pessoas certas, contribuindo para a melhora dos resultados.
Gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que ele tenha sido útil para o seu negócio. Agora, para que aprenda ainda mais sobre o tema, leia o seguinte artigo: “Público-alvo, persona e ICP: entenda as diferenças”.
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