Toda empresa desenvolve estratégias para melhorar os seus resultados. Porém, para que essa ação seja realizada da forma adequada, é essencial passar pela etapa do mapeamento da persona. 

Para que tenha noção, esse termo se refere a uma representação do perfil ideal de cliente para uma empresa. Sendo assim, tê-lo em mente é primordial para a criação de ações mais assertivas e eficientes.

Portanto, se ainda não conta com uma persona para a sua organização, saiba que este conteúdo é para você. Continue com a leitura que adiante ensinaremos o passo a passo para realizar o mapeamento deste perfil de consumidor!

4 dicas para criar a sua persona

A seguir selecionamos os principais passos que devem ser realizados para que determine a persona para o seu negócio. Confira!

Colete dados

A primeira etapa que deve ser feita é buscar por dados. Por exemplo, caso já tenha o seu negócio consolidado, comece a coletar informações de pessoas que já fazem parte da sua clientela.

Porém, caso ainda não tenha a sua empresa, pegue informações no mercado, buscando entender quais são os consumidores de organizações parecidas com o seu nicho de atuação. 

Aqui, são diversos os dados válidos para a criação da sua persona, como: gênero, idade, profissão, principais interesses, dores, etc.

Análise as informações

Após coletar os dados, chegou o momento de estruturá-los, entendendo quais são os principais padrões encontrados. Por exemplo, caso tenha identificado que 80% do público são mulheres, logicamente, a sua persona será uma figura feminina.

Lembrando que deverá realizar o mesmo processo para todas as informações adquiridas, ok? Feito esse processo, já terá uma base das características da sua persona.

Estruture a persona 

Já com todas as informações em mente, agora o processo é simples, basta selecionar as principais informações para que façam parte da persona.

Além disso, também é importante que dê um rosto e nome para essa representação, a fim de que ela se torne peça fundamental para a sua empresa.

Lembre-se que não deve mentalizar esse perfil apenas como uma lista de tópicos, mas sim como uma pessoa, com sentimentos, comportamentos e muito mais.

Coloque a persona em ação 

Não adianta apenas desenvolver o perfil. Afinal, todos devem usar a persona para que as estratégias tenham realmente o resultado desejado.

Para que esse processo seja facilitado, o ideal é encontrar mecanismos para que os colaboradores participem do seu processo de criação. Porém, caso não consiga, busque apresentá-la a todos da empresa, fazendo uma explicação clara de suas características.

E aí, você já conhecia todas essas dicas? Caso não, as coloque em prática para que consiga criar um perfil de cliente ideal para o seu negócio. Sem dúvidas, essa ação fará total diferença, pois saberá direcionar suas estratégias para as pessoas certas, contribuindo para a melhora dos resultados.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que ele tenha sido útil para o seu negócio. Agora, para que aprenda ainda mais sobre o tema, leia o seguinte artigo: “Público-alvo, persona e ICP: entenda as diferenças”.

RESUMINDO

leia também

outubro 31, 2023
4 passos para fidelizar clientes

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a […]
outubro 26, 2023
Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que […]
outubro 23, 2023
Análise de riscos: o que é e sua importância!

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de […]
outubro 19, 2023
Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado […]