Fraudes empresariais: saiba como prevenir e combater

 

Diante a tantos desafios em administrar um negócio, as fraudes empresariais estão entre os principais enfrentados diariamente por empresários e gestores. Os efeitos das fraudes no ambiente corporativo são preocupantes e podem representar prejuízos significativos à saúde financeira e a reputação da empresa.

A origem das fraudes empresariais, na maioria dos casos, está diretamente ligada a falta de normas e procedimentos capazes de prevenir os riscos de que elas aconteçam. Esta não é uma tarefa simples, mas que pode e deve ser iniciada o quanto antes.

Nos próximos tópicos, entenda como prevenir e combater fraudes corporativas começando pelo básico.

Equipe

Toda empresa é feita por pessoas e estas são orientadas pelos valores, cultura e outros regimentos que fazem parte da organização. Por outro lado, nos deparamos com a conduta ilícita de pessoas que se valem de cargos e posições privilegiadas para praticar atos ilícitos como roubo de informações, falsificação de documentos, corrupção, apropriação de ativos e tantos outros.

É necessário coibir essas práticas, sobretudo quando elas se apresentam como uma oportunidade para os colaboradores. Desenvolver e aplicar códigos de conduta, mapear e monitorar processos e criar outras frentes de controle sobre fraudes são apenas algumas das iniciativas possíveis para prevenir eventuais falhas.

Suporte técnico

O processo de prevenção de fraudes em empresas passa pelo conhecimento técnico. Nesse ponto, contar com o suporte de profissionais e outras empresas para identificar onde e como elas podem acontecer ajuda a criar um ambiente interno mais seguro para todos.

Além da auditoria interna, designada a cargos específicos na empresa, é possível contar com o serviço de consultoria independente especializado em riscos e fraudes, que auxiliam no mapeamento e na fiscalização de todos os processos.

Serão avaliadas as necessidades de cada segmento e a estrutura organizacional, sabendo que as fraudes podem atingir a qualquer tipo de organização, independentemente de seu porte, nacionalidade ou tipo de negócio.

Tecnologia

Aliada fundamental no combate à fraudes internas nas empresas, a tecnologia da informação atua na segurança de dados e controle de processos de gestão. Através de plataformas, softwares e sistemas voltados para o acesso monitorado à rotina da empresa, a documentos confidenciais e no levantamento de dados internos e externos, por exemplo, é possível prevenir e identificar fraudes, assim como os responsáveis por elas.

As tecnologias voltadas para segurança de informações são essenciais para estratégias de todas as empresas, ainda mais no cenário atual onde o ambiente digital apresenta possibilidades de canais e métodos para fraudes no ambiente corporativo.

Compliance

Talvez o termo compliance seja familiar para você. Mas é importante saber que mais do que uma área, compliance é uma postura necessária às empresas. O compliance estratégico atua com a união de todos os pontos que citamos até aqui e é responsável pelo cumprimento de todas as normas, legislação e outras regulamentações as quais são submetidas uma empresa, seja de ordem comercial, trabalhista, política e outras.

Ao contrário do que se possa imaginar, não é restrito às grandes empresas, e neste outro artigo você pode conferir nossas dicas para compliance empresarial em pequenas e médias empresas.

RESUMINDO

leia também

novembro 27, 2020

Compliance e LGPD: entenda a relação

  Compliance e LGPD: entenda a relação   O compliance você provavelmente já conhece e […]
novembro 25, 2020

Como implementar um programa de compliance para PMEs

  Como implementar um programa de compliance para PMEs   É cada vez mais comum […]
novembro 23, 2020

O que é Compliance?

  O que é Compliance?   Estar em conformidade com leis e normas de conduta […]
novembro 20, 2020

Como criar uma segmentação de leads eficiente

  Como criar uma segmentação de leads eficiente   Gerar demanda para o comercial é […]