Conheça 4 tecnologias para otimizar sua área de compliance

 

Dependendo da estrutura organizacional da empresa, o compliance pode ser constituído por uma equipe de especialistas em questões jurídicas, contábeis e de recursos humanos. Em outros casos, a tarefa de pesquisa e análise de dados pode estar a cargo de um gestor ou posto específico, ou ainda, uma equipe externa de consultoria e auditoria.

Para todos esses, existe um ponto em comum: o uso de metodologias e ferramentas que buscam otimizar os recursos e implementar o programa de conformidade de maneira eficiente, e o ambiente digital oferece muitas possibilidades.

Nós listamos estas tecnologias que você precisa conhecer para otimizar a área de compliance da sua empresa. Conheça!

Inteligência Artificial

Provavelmente, se você já teve que fazer background check ou duo dilligence, se deparou com inúmeras fontes de dados e a dificuldade para organizá-las. No cenário atual, o mercado disponibiliza plataformas de big data que concentram todas elas e fazem o rastreio e a compilação de dados de maneira automatizada através da inteligência artificial.

Com o uso dessas plataformas, é possível conquistar mais agilidade durante as pesquisas, configurando perfis de busca automatizados e criando dashboards para visualização dos dados.

Dossiês personalizados

O dossiê é uma espécie de relatório consolidado e muito comum na rotina dos profissionais da área de compliance. Ainda que estejam reunidos, esses dados só passam a fazer sentido quando são organizados de maneira estratégica.

Através das plataformas digitais para compliance, é possível personalizar os relatórios para fácil visualização e com o tipo e quantidade de informações relevantes para auxiliar os profissionais envolvidos durante suas análises.

Atualização em tempo real

Diante ao volume e a necessidade de organização dos dados, a atualização destes também é fundamental, principalmente para casos onde existam o compartilhamento de informações entre áreas e outros profissionais da empresa.

Nestes casos, é importante contar com uma ferramenta digital para compliance que também oferece essa funcionalidade e que possibilite extrair dados e atualizar relatórios e dossiês em tempo real.

Árvore de relacionamentos

Quando se realiza uma investigação sobre a situação de uma pessoa física ou uma empresa, geralmente, faz parte da pesquisa também saber quais são as relações que elas estabelecem com outras.

Por meio das plataformas digitais, a área de compliance também pode consultar a rede de relacionamento do CPF ou CNPJ da pesquisa. Essa funcionalidade auxilia a ampliar a pesquisa e identificar possíveis ligações que não atendam à conformidade das normas da empresa.

Conheça a Plataforma Genesis

Todas essas funcionalidades e muitas outras essenciais para o compliance da sua empresa estão disponíveis na plataforma Gênesis da Nova Vida TI. Criada para apoiar as áreas que envolvem a análise de diligência e gestão de riscos, nossa ferramenta apresenta a automação de todo o processo: busca, extração, monitoramento e compartilhamento de dados. 

Unindo big data e inteligência artificial, a Gênesis pode ser aplicada ao departamento de compliance, com capacidade de gerar relatórios e criar dossiês atualizados em minutos e com dados provenientes de mais de mil fontes, tudo isso seguindo as normas regulamentadoras. 

Conheça a plataforma Gênesis na prática. Solicite uma demonstração agora mesmo!

RESUMINDO

leia também

novembro 25, 2020

Como implementar um programa de compliance para PMEs

  Como implementar um programa de compliance para PMEs   É cada vez mais comum […]
novembro 23, 2020

O que é Compliance?

  O que é Compliance?   Estar em conformidade com leis e normas de conduta […]
novembro 20, 2020

Como criar uma segmentação de leads eficiente

  Como criar uma segmentação de leads eficiente   Gerar demanda para o comercial é […]
novembro 18, 2020

Comprar leads segmentados vale a pena?

Comprar leads segmentados vale a pena?   No objetivo de fazer uma prospecção de vendas […]