Gestão de fornecedores e o que avaliar ao contratar parceiros de negócio
Todas empresas, públicas ou privadas, se relacionam com diferentes públicos, os chamados stakeholders. Sem eles, o negócio enfrentaria grandes dificuldades e poderia até mesmo ser inviável. Fornecedores de uma empresa fazem parte desta relação. Seja com matéria-prima, mão de obra, tecnologia ou equipamentos, um fornecedor cumpre com um contrato e também cobra seu valor para entregar as necessidades do negócio.
Como uma questão de segurança e qualidade, se faz necessário contar com a gestão de fornecedores, forma de administrar todos estes parceiros e garantir que as operações da empresa estejam dentro da conformidade. Além da manutenção dos contratos e relacionamento com os fornecedores que já estão na casa, a gestão também trabalha para identificar novas empresas, avaliar seus serviços ou produtos e então validar a contratação destas.
Nos próximos tópicos, confira o que deve ser avaliado no momento de contratar fornecedores.
Especialidades
Quando uma empresa busca um fornecedor, com certeza precisa cobrir uma necessidade específica relacionada aos seus processos, nas mais diversas áreas. Para contratar o melhor parceiro de negócio, então, é necessário avaliar os diferenciais e as especialidades de cada concorrente. Isso nos casos das concorrências, editais ou mesmo nas iniciativas próprias.
Se sua empresa precisa, por exemplo, de um escritório de advocacia, é ideal que os profissionais desta outra empresa tenham conhecimento sobre sua área de atuação e principais questões legais relacionadas ao seu mercado. No fornecimento de materiais ou produtos, é necessário conhecer a qualidade, validade e quantidades trabalhadas entre cada opção de fornecedor.
Custo-benefício
Sendo um contrato de curto ou longo prazo, existe um investimento e este deve ser bem avaliado também na questão do custo-benefício. Logo de início, é compreensível que as empresas busquem contratos mais baratos, mas sempre é necessário pesar os benefícios e as reais vantagens oferecidas pelo fornecedor. Talvez, seja justificável fazer um investimento mais alto para garantir que o serviço ou produto entregue estará de acordo.
Contratos mais longos ou complexos podem ser negociados, mas considere sempre os resultados que a parceira terá no seu caixa, tanto positivos como negativos. Para além da entrega, é importante que seus fornecedores atuem de maneira regularizada. Este ponto é reforçado no próximo tópico.
Compliance e Know Your Partner
Dentro das políticas de compliance, existem métodos claros de avaliação, cadastro e contratação também de fornecedores. Estes procedimentos são conhecidos como KYP, Know Your Partner (Conheça seu Fornecedor). Aqui, o objetivo é conferir registros legais e regularidades fiscal e financeira. Mesmo que sua empresa desconheça ou que exista confiança com a empresa contratada, o relacionamento com fornecedores também pode ser fonte de fraudes e crimes empresariais, a exemplo da lavagem de dinheiro e todas as possibilidades de corrupção, logo é extremamente importante que estes pontos sejam avaliados e sua empresa não seja prejudicada.
Em empresas de todo tamanho, o compliance tem papel importante tanto nas próprias operações da empresa como também nessa auditoria de parceiros. Enfim, para cumprir com estes objetivos e também garantir a melhor avaliação de seus fornecedores, é essencial contar com ferramentas próprias de compliance e inteligência de mercado. Veja também como encontrar dados relevantes e avaliar seus stakeholders.
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