Medidas para o sucesso na expansão de mercado

 

Quando uma empresa está crescendo, o que é uma ótima notícia e resultado esperado por muitos, se faz necessário planejar em mais detalhes como será a expansão de mercado. Expandir as operações de um negócio, entre outros objetivos, cumpre com um aumento do caixa, mas isto apenas quando houver pesquisa e total atenção na implementação de seus planos. 

Para ter sucesso na expansão do seu mercado, ou mesmo nos primeiros planejamentos para iniciar um negócio, a pesquisa e validação de dados sobre o setor, cadeia de fornecedores e o público, entre outras ferramentas e necessidades, é o ponto de partida.

Neste artigo, listamos as medidas e principais pontos de observação para conquistar seus objetivos na expansão da sua empresa. Confira tudo nos próximos tópicos!

Principais objetivos na expansão de mercado 

Expandir é um termo bastante amplo, não? Embora pareça óbvio que o objetivo é aumentar as operações da sua empresa, é possível que existam outros objetivos e também outros meios de aprimorar seu negócio. Uma expansão de mercado pode ser:

  • A implementação de novas fábricas, escritórios ou pontos de venda;
  • Atendimento de um novo público;
  • Oferta de novos produtos ou serviços;
  • Expansão internacional;
  • Fusão com outras empresas;
  • Presença digital e venda através de e-commerce.

Entre outras tantas possibilidades, variáveis também entre o porte das empresas, setores de atuação e investimento disponível para tal objetivo.

O que é necessário para expandir suas operações?

Este ponto também é uma variável, dependendo de qual é o objetivo da expansão. De regra, é sabido que tudo deve ser feito com um planejamento detalhado e com a análise de resultados passados e também de projeções do mercado. Mesmo os momentos de crise podem ser bons indicativos para o empreendedorismo, mas isso só é validado através de estudos e conhecendo o histórico de sua empresa e outras similares.

De nada adianta planejar a expansão do número de lojas para regiões em que seu público-alvo não está presente, o que pode ser estimado também através de análises sobre o mercado e com ferramentas de mapeamento e segmentação de público.

Planejamento estratégico

É claro que podemos listar aqui vários outros pontos importantes para conquistar a expansão de mercado, mas você já os conhece: investimento e planejamento financeiro, recursos humanos, bons advogados, fornecedores e empresas parceiras de confiança, etc.

Tudo isto é previsto dentro do planejamento estratégico. Com toda sua base de dados e informações, são alinhados, então, as etapas de trabalho, áreas envolvidas, tarefas, orçamento, cronograma, comunicação, novas ofertas e todos outros pontos. Colocar tudo no papel vai dar uma maior noção sobre todo esforço e investimento necessário, o que também ajuda a evitar problemas das mais diversas origens.

Até mesmo quando a sua empresa é adquirida ou passará por fusão com outro negócio, ainda é necessário que o seu time faça planejamentos, documentação de processos, alinhamento de equipes e outras etapas para ter sucesso com o objetivo esperado. Aproveite e conheça também a Due Diligence e como ela auxilia na auditoria de empresas e na validação da expansão de mercado.

RESUMINDO

leia também

janeiro 25, 2021

Como atrair clientes B2B para sua empresa

  Como atrair clientes B2B para sua empresa   Conquistar oportunidades mais qualificadas para vendas […]
janeiro 22, 2021

Cliente Ideal para venda: aprenda como e onde encontrar

  Cliente Ideal para venda: aprenda como e onde encontrar   Equipes de marketing e […]
janeiro 20, 2021

O que é ICP (Ideal Customer Profile)?

  O que é ICP (Ideal Customer Profile)?   A área de vendas conta com […]
janeiro 19, 2021

Mitigação de riscos: entenda o conceito para empresas

Mitigação de riscos: entenda o conceito para empresas   Em todos setores econômicos e para […]