Medidas para o sucesso na expansão de mercado

 

Quando uma empresa está crescendo, o que é uma ótima notícia e resultado esperado por muitos, se faz necessário planejar em mais detalhes como será a expansão de mercado. Expandir as operações de um negócio, entre outros objetivos, cumpre com um aumento do caixa, mas isto apenas quando houver pesquisa e total atenção na implementação de seus planos. 

Para ter sucesso na expansão do seu mercado, ou mesmo nos primeiros planejamentos para iniciar um negócio, a pesquisa e validação de dados sobre o setor, cadeia de fornecedores e o público, entre outras ferramentas e necessidades, é o ponto de partida.

Neste artigo, listamos as medidas e principais pontos de observação para conquistar seus objetivos na expansão da sua empresa. Confira tudo nos próximos tópicos!

Principais objetivos na expansão de mercado 

Expandir é um termo bastante amplo, não? Embora pareça óbvio que o objetivo é aumentar as operações da sua empresa, é possível que existam outros objetivos e também outros meios de aprimorar seu negócio. Uma expansão de mercado pode ser:

  • A implementação de novas fábricas, escritórios ou pontos de venda;
  • Atendimento de um novo público;
  • Oferta de novos produtos ou serviços;
  • Expansão internacional;
  • Fusão com outras empresas;
  • Presença digital e venda através de e-commerce.

Entre outras tantas possibilidades, variáveis também entre o porte das empresas, setores de atuação e investimento disponível para tal objetivo.

O que é necessário para expandir suas operações?

Este ponto também é uma variável, dependendo de qual é o objetivo da expansão. De regra, é sabido que tudo deve ser feito com um planejamento detalhado e com a análise de resultados passados e também de projeções do mercado. Mesmo os momentos de crise podem ser bons indicativos para o empreendedorismo, mas isso só é validado através de estudos e conhecendo o histórico de sua empresa e outras similares.

De nada adianta planejar a expansão do número de lojas para regiões em que seu público-alvo não está presente, o que pode ser estimado também através de análises sobre o mercado e com ferramentas de mapeamento e segmentação de público.

Planejamento estratégico

É claro que podemos listar aqui vários outros pontos importantes para conquistar a expansão de mercado, mas você já os conhece: investimento e planejamento financeiro, recursos humanos, bons advogados, fornecedores e empresas parceiras de confiança, etc.

Tudo isto é previsto dentro do planejamento estratégico. Com toda sua base de dados e informações, são alinhados, então, as etapas de trabalho, áreas envolvidas, tarefas, orçamento, cronograma, comunicação, novas ofertas e todos outros pontos. Colocar tudo no papel vai dar uma maior noção sobre todo esforço e investimento necessário, o que também ajuda a evitar problemas das mais diversas origens.

Até mesmo quando a sua empresa é adquirida ou passará por fusão com outro negócio, ainda é necessário que o seu time faça planejamentos, documentação de processos, alinhamento de equipes e outras etapas para ter sucesso com o objetivo esperado. Aproveite e conheça também a Due Diligence e como ela auxilia na auditoria de empresas e na validação da expansão de mercado.

RESUMINDO

leia também

janeiro 19, 2022
benchmarking

O que é benchmarking?

O que é benchmarking?   Ao planejar um novo negócio, para conhecer sua concorrência e […]
janeiro 17, 2022
ferramentas de Analytics

Ferramentas de Analytics para monitorar seu site

Ferramentas de Analytics para monitorar seu site   Não só as empresas que vendem online […]
janeiro 12, 2022
Agile Marketing

Agile Marketing: tudo sobre gestão ágil no Marketing

Agile Marketing: tudo sobre gestão ágil no Marketing   Se você trabalha com a área […]
janeiro 10, 2022
insights estratégicos

Como gerar insights estratégicos para a sua empresa?

Como gerar insights estratégicos para a sua empresa?   Para mudar a sua empresa e […]