Como aplicar a tecnologia CRM ao seu negócio

 

O Customer Relationship Management, estratégia e também um tipo de ferramenta resumido em CRM, é uma necessidade para empresas de todos setores, sendo compartilhada principalmente para os objetivos de marketing e vendas. É bastante óbvio que fazer a gestão de sua base de clientes e o relacionamento com os mesmos é importante. 

Além dos casos em que a base de clientes funciona também como uma lista de segmentação para novos leads, trabalhando a recompra, um CRM é constantemente enriquecido com dados e informações sobre seus contatos, o que também serve de insumo para novos processos de logística e na criação de novos produtos e ofertas.

Para as estratégias de relacionamento funcionarem, é necessário contar com ferramentas adequadas e também com profissionais que façam as atividades programadas para ter sucesso no objetivo. A seguir, confira as dicas essenciais para adotar uma tecnologia CRM em sua empresa.

Encontre a ferramenta certa

Bem, esta etapa é a mais importante, o que já ficou claro na abertura aqui acima. Plataformas de CRM são digitais, variando entre serem serviços com acesso e atualização pela nuvem ou pela rede local da sua empresa e computadores. Existem opções estrangeiras e nacionais, em versões gratuitas ou pagas, que oferecem as mais diversas funcionalidades, integrações e também facilidades.

A melhor ferramenta de CRM é a que se adequa ao negócio, tanto em objetivos, em capacidade de análise e monitoramento, ao orçamento e também ao volume da sua base de clientes. Considere também que esta ferramenta, idealmente, é compartilhada entre diversos departamentos – com destaque ao marketing e vendas – e, por isso, deve ser segura e de fácil interpretação para seus colaboradores.

Caso você queira trocar de ferramenta, consulte se as novas opções permitem um fácil compartilhamento e atualização das informações que você já tem. E, sempre que estiver pesquisando as opções de tecnologias CRM, busque por opções que oferecem treinamentos, demonstrações guiadas e/ou período de teste.

Alinhe os departamentos

Também já citamos como a gestão do relacionamento com os clientes é uma responsabilidade compartilhada, assim como todas as informações obtidas e analisadas são insumos para novas estratégias de marketing e para o discurso de venda. Quando sua empresa contar com uma ferramenta e também estratégia de CRM, é necessário todos os departamentos que estarão em contato com a tecnologia.

Se necessário, promova treinamentos e reuniões com os colaboradores estratégicos alinhando funcionalidades, responsabilidades, tarefas e objetivos esperados do CRM.

Defina os KPIs

Por fim, para ter melhores resultados da tecnologia CRM implementada, é importante definir os KPIs esperados, ou seja, as métricas que vão apontar se a estratégia está funcionando. KPI significa key performance indicator, traduzido como indicadores-chave de performance. São metas e objetivos que apontam o sucesso – ou a falha – de uma estratégia ou ferramenta. Com o CRM, exemplos de KPI podem variar entre número de contatos captados a cada mês, número de recompras, ticket médio da base de cliente e etc.

Enfim, uma tecnologia CRM é apenas uma das muitas ferramentas que podem estar integradas em uma empresa. O relacionamento com os clientes é apenas um dos pontos da gestão empresarial: aproveite para conhecer o tema!

RESUMINDO

leia também

junho 21, 2021

Pesquisa de mercado: os principais tipos e por que conduzir

Pesquisa de mercado: os principais tipos e por que conduzir   Para os mais diversos […]
junho 18, 2021

Saiba como elaborar um SLA (Service Level Agreement)

Saiba como elaborar um SLA (Service Level Agreement)   As empresas que contam com um […]
junho 14, 2021

O que são os SQL (Sales Qualified Leads)?

O que são os SQL (Sales Qualified Leads)?   Em um processo de vendas minimamente […]
junho 10, 2021

LGPD e Análise de Crédito: entenda as especificidades

LGPD e Análise de Crédito: entenda as especificidades   Todas empresas e órgãos nacionais, públicos […]