Como aplicar a tecnologia CRM ao seu negócio
O Customer Relationship Management, estratégia e também um tipo de ferramenta resumido em CRM, é uma necessidade para empresas de todos setores, sendo compartilhada principalmente para os objetivos de marketing e vendas. É bastante óbvio que fazer a gestão de sua base de clientes e o relacionamento com os mesmos é importante.
Além dos casos em que a base de clientes funciona também como uma lista de segmentação para novos leads, trabalhando a recompra, um CRM é constantemente enriquecido com dados e informações sobre seus contatos, o que também serve de insumo para novos processos de logística e na criação de novos produtos e ofertas.
Para as estratégias de relacionamento funcionarem, é necessário contar com ferramentas adequadas e também com profissionais que façam as atividades programadas para ter sucesso no objetivo. A seguir, confira as dicas essenciais para adotar uma tecnologia CRM em sua empresa.
Encontre a ferramenta certa
Bem, esta etapa é a mais importante, o que já ficou claro na abertura aqui acima. Plataformas de CRM são digitais, variando entre serem serviços com acesso e atualização pela nuvem ou pela rede local da sua empresa e computadores. Existem opções estrangeiras e nacionais, em versões gratuitas ou pagas, que oferecem as mais diversas funcionalidades, integrações e também facilidades.
A melhor ferramenta de CRM é a que se adequa ao negócio, tanto em objetivos, em capacidade de análise e monitoramento, ao orçamento e também ao volume da sua base de clientes. Considere também que esta ferramenta, idealmente, é compartilhada entre diversos departamentos – com destaque ao marketing e vendas – e, por isso, deve ser segura e de fácil interpretação para seus colaboradores.
Caso você queira trocar de ferramenta, consulte se as novas opções permitem um fácil compartilhamento e atualização das informações que você já tem. E, sempre que estiver pesquisando as opções de tecnologias CRM, busque por opções que oferecem treinamentos, demonstrações guiadas e/ou período de teste.
Alinhe os departamentos
Também já citamos como a gestão do relacionamento com os clientes é uma responsabilidade compartilhada, assim como todas as informações obtidas e analisadas são insumos para novas estratégias de marketing e para o discurso de venda. Quando sua empresa contar com uma ferramenta e também estratégia de CRM, é necessário todos os departamentos que estarão em contato com a tecnologia.
Se necessário, promova treinamentos e reuniões com os colaboradores estratégicos alinhando funcionalidades, responsabilidades, tarefas e objetivos esperados do CRM.
Defina os KPIs
Por fim, para ter melhores resultados da tecnologia CRM implementada, é importante definir os KPIs esperados, ou seja, as métricas que vão apontar se a estratégia está funcionando. KPI significa key performance indicator, traduzido como indicadores-chave de performance. São metas e objetivos que apontam o sucesso – ou a falha – de uma estratégia ou ferramenta. Com o CRM, exemplos de KPI podem variar entre número de contatos captados a cada mês, número de recompras, ticket médio da base de cliente e etc.
Enfim, uma tecnologia CRM é apenas uma das muitas ferramentas que podem estar integradas em uma empresa. O relacionamento com os clientes é apenas um dos pontos da gestão empresarial: aproveite para conhecer o tema!
RESUMINDO
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