Inteligência de Mercado: entenda o conceito

 

Seja qual for o porte da sua empresa ou setor de atuação, não existem objetivos ou estratégias isoladas para o crescimento. Aumentar o volume de vendas e clientes, se destacar da concorrência e otimizar processos internos fazem parte do conceito de inteligência de mercado.

Através de um planejamento estratégico estruturado com a análise de dados, é possível atingir metas de crescimento e fazer sua diferenciação junto ao mercado. Preparamos este artigo para que você entenda o que é inteligência de mercado e os motivos para que ela faça parte da estrutura da sua empresa.

O que é Inteligência de Mercado?

Inteligência de Mercado, ou Inteligência Competitiva, é uma a tradução de Market Intelligence. Para além do entendimento como a análise sobre a concorrência, essa metodologia se baseia em dados sobre um universo mais amplo que engloba a solução oferecida por uma empresa, segmento de atuação, público-alvo, clientes e, claro, os concorrentes.

Especificamente, a inteligência de mercado é associada às áreas de marketing de vendas  e têm a função de orientar as tomadas de decisão através de insights sobre o contexto no qual está inserida, criando possibilidades de crescimento e expansão dos negócios.

É possível ampliar o conceito, ainda, para o que se refere a inteligência empresarial – Business Intelligence – que diz respeito a coleta, estruturação, análise, compartilhamento e monitoramento de dados para gerar insights em diversas áreas de um negócio.

Importância para os negócios

Quanto aos benefícios, qualquer empresa que tenha dados e análises como base em suas decisões inevitavelmente colhe benefícios que passam por pontos importantes para a sobrevivência de um negócio. Citando alguns, temos:

  • Identificar oportunidades com mais agilidade;
  • Reconhecer riscos e prevenir erros;
  • Diferenciar da concorrência e se colocar à frente;
  • Percepção sobre a solução e a sua marca no mercado;
  • Ajustes e precificação de produtos e serviços;
  • Compreensão sobre o segmento que atua;
  • Conhecer mais a fundo os clientes atuais e potenciais consumidores.

Entre outros mais. Apesar do senso comum sobre a implementação da inteligência de mercado apenas em grandes empresas, a era da informação com o avanço da tecnologia para conexão de dados e outros fatores decorrentes dessa evolução apresentou a possibilidade para o desenvolvimento de empresas pequenas e médias, independentemente do setor em que atuem.

Inteligência de Mercado e dados

Quando falamos em análise de dados para negócios, considerando o volume de informações disponíveis e a velocidade necessária para coletá-los e produzir insights valiosos, estamos nos referindo ao big data aplicado na inteligência de mercado. Isso significa que uma cultura de dados, onde estes impactam diretamente sobre todas as áreas e orientam todos os caminhos e rumos para o futuro, que não pode ser ignorada.

A esta tecnologia que permite o acesso rápido e mais assertivo, atribui-se o nome de Data Driven, um conjunto de práticas e ferramentas que aumenta a capacidade de coleta, armazenamento e produção de conhecimento através de dados internos e externos sobre uma empresa. 

Como aplicar na sua empresa

Na prática, especificamente as áreas e profissionais de marketing e vendas, diretamente relacionadas a inteligência de mercado, devem se valer de todos os recursos já na fase de planejamento e estruturação de estratégias.

Com a previsibilidade oferecida pelas metodologias e ferramentas que permitem coletar e analisar dados com agilidade, segurança e assertividade, é possível se antecipar ao segmento com a certeza que apenas a pesquisa e os insights fundamentados em dados possibilita. 

Neste outro artigo, explicamos como aplicar Market Intelligence ao seu negócio. Confira!

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