Por que utilizar um software de gestão empresarial?

 

Chega a ser redundante falar sobre os desafios das empresas e empreendedores no Brasil. Existem muitas atividades e outros aspectos que agravam ou auxiliam nas operações de um negócio. Cobrir tantos pontos é uma dificuldade comum a muitos, mas a gestão empresarial é um meio de utilizar o planejamento e também orientar suas equipes para obter os resultados esperados. 

Você provavelmente já tem ações de gestão empresarial em sua empresa, mas talvez não utilize esse nome para elas. Neste artigo, abordamos o que é a gestão empresarial e principalmente como é possível complementar as estratégias utilizando softwares e ferramentas para facilitar diversos aspectos e demandas. 

Principais tarefas na gestão empresarial

Gestão empresarial, que tem o mesmo significado que administração da empresa, é um termo bastante amplo, e logo existem muitas tarefas e também pessoas responsáveis dentro do mesmo objetivo. Fica claro, já pelo nome, que este é um ponto de atenção aos gestores dos mais diversos departamentos, afinal o alinhamento e a sinergia entre todos eles é essencial para o sucesso do negócio. 

Podemos listar algumas tarefas importantes que partem da gestão dentro de uma empresa, entre elas:

  • Planejamento estratégico;
  • Definição e alinhamento da cultura organizacional;
  • Gestão financeira;
  • Recursos Humanos;
  • Gestão de Projetos;
  • Transparência e comunicação interna;
  • Responsabilidade social e ambiental;
  • Gestão do relacionamento com clientes e fornecedores.

Entre outras tantas possibilidades, que também são variáveis em cada empresa, seu porte, mercado e afins.

Por que utilizar um software?

Falhas acontecem, seja por erro humano, pela utilização de processos inadequados ou até mesmo por fatores externos. Um software de gestão empresarial é capaz de cobrir tarefas, responsabilidades e processos para minimizar erros, o que corresponde em uma maior produtividade e agilidade nas entregas, e ainda evita prejuízos maiores de origem financeira, operacional e até jurídica.

Um software também é indispensável para automatização de processos e tarefas, além da padronização dos mesmos. Para avaliar as operações e resultados da empresa, novamente o software de gestão será um grande aliado. Aliás, existem diversos tipos de softwares que sua empresa pode adotar, cada um cobrindo alguma necessidade específica. Confira os principais no próximo tópico.

Opções de ferramentas para a gestão empresarial

O software de gestão empresarial mais comum e específico são os chamados ERPs (Enterprises Resource Planning), traduzido como “planejamento de recursos empresariais”. Estes programas concentram diversas funcionalidades para monitorar, organizar, controlar e mensurar processos da empresa. Existem muitas opções, nacionais e estrangeiras, de ERPs. Os mais modernos são caracterizados pelas integrações com mais módulos e outras ferramentas e também pela atualização através da nuvem. 

Outras opções de softwares para a gestão empresarial são as ferramentas de inteligência de mercado e de Big Data. A tomada de decisão baseada em dados é cada vez mais importante para todos os departamentos da empresa, logo é importante contar com uma fonte confiável para coletar, guardar e analisar todas estas informações. 

A plataforma Next é uma solução da Nova Vida TI para aplicar a inteligência de mercado principalmente nos departamentos de produto, marketing e vendas. Se a gestão empresarial em seu negócio precisa cobrir estes pontos, conheça o Next.

RESUMINDO

leia também

outubro 31, 2023
4 passos para fidelizar clientes

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a […]
outubro 26, 2023
Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que […]
outubro 23, 2023
Análise de riscos: o que é e sua importância!

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de […]
outubro 19, 2023
Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado […]