O enorme volume de dados disponíveis sobre o perfil e comportamento de usuários somado a estratégias de marketing para o ambiente digital representa, atualmente, o diferencial competitivo para empresas que desejam potencializar suas vendas e estreitar o relacionamento com consumidores.
Para oferecer uma experiência cada vez mais personalizada com a marca ao seu público-alvo, é necessário entender como absorver, segmentar e analisar dados de diferentes fontes. Considerada uma das mais importantes, a tecnologia de geolocalização evoluiu na mesma medida em que os dispositivos móveis e o acesso a internet também aumentaram.
Com isso, surgiram novas oportunidades para mapear e compreender aspectos comportamentais de grupos e indivíduos, de acordo com a sua localização geográfica. Continue lendo para entender mais sobre a integração desses dados ao Marketing.
Geomarketing, ou marketing geográfico, é caracterizado pelo uso de dados sobre a localização do público-alvo a fim de gerar insights e estratégias para abordagem. Essa metodologia já é utilizada para criação de campanhas direcionadas através da segmentação de públicos por região.
A evolução de dispositivos móveis, mais especificamente os smartphones, com a tecnologia GPS (sistema de posicionamento global) conectados à internet, representou um passo adiante com a possibilidade de saber sobre a localização atualizada em tempo real ou visitadas recentemente pelo usuário destes dispositivos.
Se antes os cálculos eram feitos com dados oficiais e estimativas, hoje, é possível utilizar a matéria prima oferecida pelo big data para ter acesso ágil, seguro e valioso sobre o comportamento de usuários em sua rotina e direcionar a comunicação no momento mais adequado.
A metodologia de geomarketing apresenta benefícios pela sua adoção em empresas e o principal deles é a capacidade de segmentação com base no comportamento de cada público. Isso permite, na prática, criar campanhas e abordagens com objetivos personalizados a cada grupo de consumidores. Existem ainda os ganhos como:
E outros benefícios. Aqui, vale a pena esclarecer que o geomarketing não está restrito a mídia paga, como explicamos no próximo tópico.
As estratégias de geomarketing variam de acordo com o tipo de plataforma escolhida para coleta de dados, mas o objetivo comum entre todas elas é buscar entender o comportamento do público. Conheça algumas opções:
Check-in: essa funcionalidade está presente em redes sociais e aplicativos que permitem acessar o GPS para utilizar o WiFi ou fazer uma simples marcação em uma foto, ajuda a mapear pessoas que passaram por um ponto físico e gerar conversões e oferecer notificações personalizadas com ofertas, etc.
Geofiltros: ainda sobre as redes sociais, temos os filtros locais com nomes de cidades e que podem ser associadas a marcas, por exemplo.
Geotargeting: esta estratégia diz respeito à segmentação de campanhas em plataformas de Ads do Google e do Facebook, por exemplo. Com o geotargeting, a partir das informações sobre a localização fornecidas pelo IP da máquina do usuário, é possível direcionar anúncios para regiões específicas, com delimitação de estados inteiros a raios por CEP.
Geofencing – neste caso, a abordagem é feita em tempo real, por meio de notificações e outros conteúdos personalizados em e-mail e SMS, por exemplo. Isso é possível por meio do acesso a localização, permitido pelo usuário, em aplicativos.
SEO local – as estratégias de geomarketing também podem ser combinadas ao SEO e aos resultados de pesquisa com a otimização de conteúdos para buscas em determinada região.
Existem plataformas com funcionalidades específicas para os estudos e aplicação de geomarketing, que permitem capturar, analisar e extrair dados para servirem de insumos a elaboração de estratégias.
O marketing por geolocalização é um assunto extenso, e para que você possa se aprofundar nessa metodologia, veja este conteúdo completo sobre como aplicar geomarketing em empresas.
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