Como aplicar Geomarketing na sua empresa

 

O conceito de Geomarketing, como o próprio nome indica, une a tecnologia de geolocalização com ações de marketing adequadas a diferentes objetivos de um negócio. Ações de marketing, publicidade e comunicação no geral, mesmo através dos meios tradicionais e offline, utilizando o conhecimento sobre localização do público-alvo já eram viáveis.

Ainda hoje, a chamada mídia OOH (out-of-home ou “fora de casa”) é uma das grandes beneficiadas e facilitadas pelo geomarketing, impactando possíveis clientes de um negócio nos locais em que eles frequentam, passam ou visitam. Isto, claro, dependendo de um planejamento muito bem estudado e elaborado.

Porém, com as mídias digitais e todos os dados disponíveis coletados através da geolocalização precisa de smartphones e outros aparelhos móveis, o geomarketing fica ainda mais acessível para os negócios e também mais assertivo nos objetivos de alcançar o público, apresentar uma marca, oferecer produtos desejados e assim vai.

Mas então, como fazer geomarketing? Nos próximos tópicos, apresentamos algumas aplicações dessa estratégia e como sua empresa pode utilizá-la.

Primeira etapa: encontrando o público

Toda empresa, mesmo que de forma vaga ou improvisada, tem ideia de quem é o seu público-alvo, ou seja, o perfil médio de seus consumidores e a expectativa de mercado a ser atendido com suas soluções. É claro que só essa ideia não pode ser suficiente para caracterizar o público de uma empresa, justamente por incorrer em erros e achismos que diminuem a precisão do seu levantamento de público.

Para utilizar o geomarketing, com certeza o primeiro passo é ter a ferramenta adequada para encontrar e validar o seu público-alvo e persona. Para empresas com ponto de venda físico, o público pode ser identificado conhecendo os arredores do próprio negócio e os caminhos que estes fazem no dia-a-dia. 

Em negócios B2B, a geolocalização deve ser enriquecida com dados relacionados às empresas pesquisadas, considerando porte, setor, faturamento e outros fatores. E com as estratégias digitais, é possível saber a localização do seu público, além de mais detalhes para criar segmentações ainda mais específicas, a partir do monitoramento e análise do seu site e das interações com perfis de redes sociais (Analytics).

Geomarketing e mídia paga

Para elaborar os anúncios digitais, as próprias plataformas oferecem diferentes filtros e comandos para segmentar suas peças para regiões específicas. Isso significa que é possível programar anúncios no Google apenas para pessoas dentro de um raio específico ou que passam por pontos específicos de um mapa, o que ainda pode ser alinhado com parâmetros de dias e horários específicos. 

Geomarketing na prospecção de vendas

Tratando especificamente das vendas B2B, o geomarketing é uma ferramenta aliada do Outbound Marketing justamente por permitir a pesquisa de leads por regiões específicas. Se sua empresa atende apenas uma região específica, esse já é o primeiro filtro possível para puxar listas para prospecção. 

Quando existem planos de expansão de mercado, as ferramentas ajudam a encontrar e validar pontos de venda ou operação mais próximos dos clientes atuais e ideais. 

Além de auxiliar nessa tarefa constante de pesquisa de leads, uma boa ferramenta de geomarketing já traz dados mais enriquecidos e que complementam também os processos de qualificação de leads. Saiba também como a geolocalização funciona na qualificação para vendas.

RESUMINDO

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