O que é Geomarketing?

 

O enorme volume de dados disponíveis sobre o perfil e comportamento de  usuários somado a estratégias de marketing para o ambiente digital representa, atualmente, o diferencial competitivo para empresas que desejam potencializar suas vendas e estreitar o relacionamento com consumidores.

Para oferecer uma experiência cada vez mais personalizada com a marca ao seu público-alvo, é necessário entender como absorver, segmentar e analisar dados de diferentes fontes. Considerada uma das mais importantes, a tecnologia de geolocalização evoluiu na mesma medida em que os dispositivos móveis e o acesso a internet também aumentaram.

Com isso, surgiram novas oportunidades para mapear e compreender aspectos comportamentais de grupos e indivíduos, de acordo com a sua localização geográfica. Continue lendo para entender mais sobre a integração desses dados ao Marketing.

O que é Geomarketing

Geomarketing, ou marketing geográfico, é caracterizado pelo uso de dados sobre a localização do público-alvo a fim de gerar insights e estratégias para abordagem. Essa metodologia já é utilizada para criação de campanhas direcionadas através da segmentação de públicos por região.

A evolução de dispositivos móveis, mais especificamente os smartphones, com a tecnologia GPS (sistema de posicionamento global) conectados à internet, representou um passo adiante com a possibilidade de saber sobre a localização atualizada em tempo real ou visitadas recentemente pelo usuário destes dispositivos.

Se antes os cálculos eram feitos com dados oficiais e estimativas, hoje, é possível utilizar a matéria prima oferecida pelo big data para ter acesso ágil, seguro e valioso sobre o comportamento de usuários em sua rotina e direcionar a comunicação no momento mais adequado.

Vantagens

A metodologia de geomarketing apresenta benefícios pela sua adoção em empresas e o principal deles é a capacidade de segmentação com base no comportamento de cada público. Isso permite, na prática, criar campanhas e abordagens com objetivos personalizados a cada grupo de consumidores. Existem ainda os ganhos como:

  • Otimização de campanhas e anúncios;
  • Qualificação mais eficiente de leads e prospects;
  • Redução do custo de aquisição por cliente (CAC);
  • Aumento de Retorno sobre o Investimento (ROI);
  • Aproximação com públicos de interesse.

E outros benefícios. Aqui, vale a pena esclarecer que o geomarketing não está restrito a mídia paga, como explicamos no próximo tópico.

Estratégias

As estratégias de geomarketing variam de acordo com o tipo de plataforma escolhida para coleta de dados, mas o objetivo comum entre todas elas é buscar entender o comportamento do público. Conheça algumas opções:

Check-in: essa funcionalidade está presente em redes sociais e aplicativos que permitem acessar o GPS para utilizar o WiFi ou fazer uma simples marcação em uma foto, ajuda a mapear pessoas que passaram por um ponto físico e gerar conversões e oferecer notificações personalizadas com ofertas, etc.

Geofiltros: ainda sobre as redes sociais, temos os filtros locais com nomes de cidades e que podem ser associadas a marcas, por exemplo.

Geotargeting: esta estratégia diz respeito à segmentação de campanhas em plataformas de Ads do Google e do Facebook, por exemplo. Com o geotargeting, a partir das informações sobre a localização fornecidas pelo IP da máquina do usuário, é possível direcionar anúncios para regiões específicas, com delimitação de estados inteiros a raios por CEP.

Geofencing – neste caso, a abordagem é feita em tempo real, por meio de notificações e outros conteúdos personalizados em e-mail e SMS, por exemplo. Isso é possível por meio do acesso a localização, permitido pelo usuário, em aplicativos.

SEO local – as estratégias de geomarketing também podem ser combinadas ao SEO e aos resultados de pesquisa com a otimização de conteúdos para buscas em determinada região.

Como aplicar

Existem plataformas com funcionalidades específicas para os estudos e aplicação de geomarketing, que permitem capturar, analisar e extrair dados para servirem de insumos a elaboração de estratégias.

O marketing por geolocalização é um assunto extenso, e para que você possa se aprofundar nessa metodologia, veja este conteúdo completo sobre como aplicar geomarketing em empresas.

RESUMINDO

leia também

janeiro 25, 2021

Como atrair clientes B2B para sua empresa

  Como atrair clientes B2B para sua empresa   Conquistar oportunidades mais qualificadas para vendas […]
janeiro 22, 2021

Cliente Ideal para venda: aprenda como e onde encontrar

  Cliente Ideal para venda: aprenda como e onde encontrar   Equipes de marketing e […]
janeiro 20, 2021

O que é ICP (Ideal Customer Profile)?

  O que é ICP (Ideal Customer Profile)?   A área de vendas conta com […]
janeiro 19, 2021

Mitigação de riscos: entenda o conceito para empresas

Mitigação de riscos: entenda o conceito para empresas   Em todos setores econômicos e para […]