Tipos de Due Diligence: descubra os mais comuns

 

Na rotina de uma empresa, independentemente de porte, setor e proposta, a atenção com seus próprios resultados, com novidades do mercado e também no relacionamento com os stakeholders é importante para manter a legalidade de suas operações e caminhar para os objetivos de negócio. 

A Due Diligence é uma das ferramentas, ou ainda uma prática, que auxilia diretamente nestas necessidades. A conhecida diligência prévia é uma investigação sobre informações de uma empresa e que auxilia principalmente para prevenir problemas de compliance, conforme descreveremos a seguir. 

Continue lendo para conhecer os diferentes tipos de Due Diligence

Due Diligence de Compliance

O compliance, enquanto área e programa para adequar uma empresa a todas ações e regulamentos para a conformidade, utiliza a diligência prévia justamente para acompanhar ações da empresa, encontrar e gerenciar possíveis riscos e também monitorar os resultados enquanto previne fraudes e crimes financeiros.

É possível promover uma Due Diligence em sua empresa utilizando ferramentas de auditoria próprias ou contratando profissionais externos para esse objetivo. Ela vai levantar, também, a efetividade do programa de compliance e das ações anticorrupção, entre outros trabalhos.  

Aliás, a Due Diligence pode se mostrar uma necessidade constante para sua empresa. Nestes casos, crie processos internos para promover os estudos por conta própria.

Due Diligence Externo

Ou ainda Due Diligence de Terceiros, esta seria a aplicação das investigações da diligência prévia em outras empresas. Esse formato é muito importante para manter um bom relacionamento com fornecedores e prestadores de serviço, tendo em vista que muitos problemas judiciais podem surgir deste meio. A investigação, como sempre, cobrirá aspectos financeiros, jurídicos, trabalhistas, operacionais, tecnológicos e afins.

Due Diligence para Fusões e Aquisições

E para além do relacionamento com empresas parceiras, outro tipo de Due Diligence aplicável a terceiros é no caso de processos de Fusões e Aquisições, ou Mergers and Acquisitions (M&A). Como o objetivo é adquirir (ou ser adquirido por) uma outra empresa, é essencial levantar todas as informações para avaliar se este é um bom negócio. Quando este é o caso, geralmente, cada empresa promove a sua diligência prévia justamente para esclarecer qualquer ponto que possa se tornar um problema com a conclusão da operação.

Due Diligence Trabalhista

Já a Due Diligence trabalhista é um procedimento de investigação na contratação de novos fornecedores. Considerando como mesmo os colaboradores de uma empresa, e principalmente gestores e cargos de maiores responsabilidades, podem implicar em riscos dentro do programa de compliance, a diligência prévia levanta informações importantes sobre cada possível novo funcionário. Neste caso, porém, o processo é bastante diferente – e muitas vezes descaracterizado – para não incorrer em discriminações. Neste ponto, é necessário também ter atenção no cumprimento das legislações relacionadas à proteção de dados e da privacidade.

Enfim, estes tipos de Due Diligence compartilham do mesmo objetivo mas caminham por tópicos e necessidades mais específicos. Due Diligence depende da utilização de ferramentas para fazer essa auditoria, preferencialmente baseadas em dados atualizados e cruzados com outras informações disponíveis publicamente. Agora que você descobriu estes diferentes tipos de Due Diligence, conheça também as ferramentas de auditoria e monitoramento para seu negócio.

RESUMINDO

leia também

abril 9, 2021

Como fazer a prospecção de clientes em vendas B2B

Como fazer a prospecção de clientes em vendas B2B   Neste outro artigo aqui do […]
abril 7, 2021

Como montar uma equipe de profissionais Outbound mais eficiente?

Como montar uma equipe de profissionais Outbound mais eficiente?   Estruturar uma equipe comercial é […]
abril 5, 2021

Ferramentas para mitigação de riscos em empresas

Ferramentas para mitigação de riscos em empresas   As estratégias de mitigação de riscos devem […]
abril 2, 2021

Como estruturar o procedimento de compliance KYC na sua empresa

Como estruturar o procedimento de compliance KYC na sua empresa   A gestão de riscos […]