Entre quem trabalha com marketing e aqueles do setor de vendas, existem muitas estratégias compartilhadas e também objetivos comuns a serem alcançados para o sucesso de uma empresa. Ambos os departamentos e suas ações vão compartilhar a mesma audiência. Um dos muitos públicos que podem ser utilizados nas estratégias é o chamado lookalike, ou público semelhante.
Para criar anúncios e pesquisar listas de leads para começar uma prospecção, o público lookalike será muito útil e já chega nas suas estratégias com uma segmentação ajustada ao perfil de cliente ideal.
Bem interessante, não é? Então, continue lendo para conhecer o que é lookalike, quando e como utilizar uma lista com esse público, além de entender sobre os principais benefícios de utilizar essa estratégia. Boa leitura!
Lookalike é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “parecido com”. A tradução mais comum de público lookalike é público semelhante, termo utilizado justamente nos principais meios de compra de mídia digital.
Então, pelo próprio nome, já começamos a entender que um público lookalike é uma segmentação de leads baseada em uma outra lista da sua empresa, obtendo perfis similares aos que você indicou.
É possível obter um lookalike a partir de diferentes fontes. Detalharemos isso mais à frente, mas, antes é importante destacar o porquê da existência dessa segmentação e quando este público é utilizado.
Como já mencionamos aqui, ao utilizar um público semelhante é bem provável que seus resultados sejam mais efetivos, afinal você está fornecendo uma base com dados de contatos que você já conhece e utilizou em outras ações.
Você poderá utilizar uma lista lookalike nas seguintes ferramentas:
Uma lista de público lookalike deve conter uma quantidade mínima de dados que ajudem a ferramenta utilizada a puxar mais perfis semelhantes. Isso vai depender também de cada objetivo e ferramenta. Algumas vão pedir uma lista apenas com dados demográficos, e outras vão precisar do e-mail, de algum telefone e até mesmo da identificação de tags de conversões dentro de suas estratégias digitais.
Quando você desejar utilizar uma lista de público semelhante, atente-se para as regras e recomendações de cada plataforma, considerando também a segurança da ferramenta e a necessidade de respeitar a privacidade de dados pessoais.
Para encontrar e utilizar um lookalike, você deverá começar com uma lista de público pré-existente e validada pelas suas próprias estratégias. Neste ponto, você pode extrair essa lista de contatos a partir de:
Entre muitas outras listas que você já deve acompanhar com suas ferramentas de marketing e vendas, a exemplo das automações e do CRM.
Com o objetivo de impactar pessoas que tenham aspectos semelhantes ao público que já curtiu sua página ou até mesmo que já tenha interagido com algum anúncio veiculado pela sua empresa, o público lookalike é uma ótima estratégia para ampliar o alcance da sua marca, empresa ou produto, fazendo a otimização das conversões e, consequentemente, alavancando os resultados.
Além disso, outros benefícios dessa prática são:
Além disso, ao possuir um público lookalike seu negócio terá uma comunicação mais direcionada, reduzindo gastos desnecessários com estratégias que não conseguem alcançar o público certo.
Bom, como já dissemos anteriormente, você pode construir um público lookalike a partir do Facebook, Instagram e LinkedIn Ads, por exemplo.
Neste artigo, iremos abordar alguns tipos de público que você pode, e deve, criar para aprimorar a sua estratégia e atingir o público ideal para o seu negócio através do Facebook Ads. A partir dos tipos mostrados aqui, ficará mais fácil de você entender e replicar o que mais se enquadra no seu negócio, seja utilizando o Facebook ou qualquer outra ferramenta.
Lookalike de clientes/compradores
Sendo um dos tipos mais importantes, o lookalike de clientes/compradores fornece públicos semelhantes que realizaram ações valiosas com a sua empresa.
A partir de uma lista criada no Excel contendo informações, como o nome dos clientes e telefone, por exemplo, é possível obter um público semelhante, alavancando os resultados.
Lookalike de lista de leads
A partir do e-mail marketing, é possível criar públicos utilizando os leads de formulários de orçamento ou leads de pessoas que entram em contato com a sua empresa.
Lookalike de envolvimento com página do Facebook
Ao produzir conteúdos no Facebook, você irá gerar um engajamento e envolvimento nas publicações, seja através de comentários, compartilhamentos, likes, cliques em algum botão de ação, etc. Com isso, é possível criar um lookalike a partir do público que interage no seu perfil e abranger ainda mais uma possível audiência que possa ser interessante ao seu negócio.
Lookalike de visualização de vídeos
A visualização de vídeos também pode ser utilizada como fonte para criação de públicos personalizados e, consequentemente, público semelhante.
As opções de segmentação por visualização de vídeos seguem o seguinte critério:
Dessa forma, cada quantidade assistida dos vídeos impacta na qualificação das pessoas. Por exemplo: quem assiste 95% de um vídeo possui mais interesse naquele conteúdo do que quem assiste pelo menos 10 segundos. Ao criar um lookalike de 95%, por exemplo, é possível alcançar pessoas que possuem o mesmo comportamento.
Lookalike baseado em eventos de Pixel
O Pixel do Facebook é um rastreador que fica instalado em sites e serve para mensurar e armazenar informações dos usuários que interagem em um site, blog e landing page, por exemplo.
A partir dele é possível registrar alguns eventos que poderão ser utilizados para criar públicos semelhantes.
PageView: registra visualizações de páginas dos visitantes do site e permite criar públicos de quem visita todas as páginas ou específicas.
Cadastro: registra pessoas que realizaram cadastro em seus formulários.
Adicionar ao carrinho: Em e-commerce, rastreia pessoas que adicionam produtos ao carrinho.
Initiate Checkout: usuários que chegam na página de pagamento.
Compra: usuários que efetivaram a compra de um determinado produto ou serviço no site.
Primeiramente, você deve pensar o seguinte: qual é o seu público mais relevante, ou seja, mais significativo? A partir da resposta, será possível identificar as características, hábitos e comportamentos dessas pessoas,
Essa ação é realizada através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa que busca obter informações mais detalhadas sobre o que esse público mais gosta, que tipo de produtos consomem, quais são os dados demográficos, etc. Esse será o seu público personalizado (ou público de origem), sem ele não tem como criar uma estratégia lookalike.
Com esses dados em mãos, no próximo passo, é possível criar a audiência lookalike e direcionar um anúncio para essas pessoas. Depois, é necessário monitorar, avaliar o andamento, mensurar os resultados e realizar os ajustes, caso seja necessário.
Dessa forma, quando for utilizar a estratégia de lookalike, seu segmento de público estará mais alinhado com pessoas que de fato estão interessadas no seu produto/serviço, o que irá aprimorar ainda mais a busca por públicos semelhantes.
Outro ponto importante é que ao criar um público semelhante no Facebook Ads, é possível utilizar um intervalo de porcentagem para escolher o quanto deseja que o seu novo público corresponda ao público de origem. O tamanho escolhido depende das suas metas, porém porcentagens menores são mais parecidas com o seu público de origem, mas porcentagens maiores irão criar um público maior e mais amplo.
Para maximizar sua busca com um público semelhante no Facebook Ads, não se esqueça de observar o desempenho dos anúncios com base na receita por conversão ou no valor vitalício das pessoas em cada público.
Quer entender melhor sobre como fazer um público lookalike no Facebook? Acesse o site da Meta direcionado para empresas e confira informações adicionais que serão úteis para aprimorar a sua prática.
Então, apenas para relembrar, ao utilizar os 3 passos a seguir, é possível colocar em prática a sua estratégia lookalike. Não se esqueça:
Quando você cria a sua audiência lookalike, ela fica disponível para ser reutilizada quantas vezes desejar. Dessa forma, o mais trabalhoso seria defini-la pela primeira vez, já que depois é só aplicar a segmentação em campanhas futuras e fazer as análises e possíveis melhorias.
Como você pode perceber, ao utilizar uma estratégia de público semelhante é possível encontrar um público-alvo mais propenso a gerar conversões. Porém, é importante que haja uma pesquisa para definir informações de comportamento a partir dos clientes existentes antes de fazer o uso do lookalike.
Agora que você já sabe o que é um público lookalike e como utilizá-lo, aproveite também para ler sobre como aplicar a tecnologia CRM em sua empresa.
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