O que é e como encontrar um público lookalike

 

Entre quem trabalha com marketing e aqueles do setor de vendas, existem muitas estratégias compartilhadas e também objetivos comuns a serem alcançados para o sucesso de uma empresa. Ambos os departamentos e suas ações vão compartilhar os mesmos públicos. Um dos muitos públicos que pode ser utilizado nas estratégias é o chamado lookalike, ou público semelhante.

Para criar anúncios e pesquisar listas de leads para começar uma prospecção, o público lookalike será muito útil e já chega nas suas estratégias com uma segmentação ajustada ao perfil de cliente ideal. 

Bem interessante, não é? Então conheça agora os principais detalhes sobre o público lookalike.

O que é um público lookalike?

Lookalike é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “parecido com”. A tradução mais comum de público lookalike é público semelhante, termo utilizado justamente nos principais meios de compra de mídia digital. 

Então, pelo próprio nome, já começamos a entender que um público lookalike é uma segmentação de leads baseada em uma outra lista da sua empresa, obtendo uma lista de perfis similares aos que você indicou.

É possível obter um lookalike a partir de diferentes fontes. Detalharemos isso mais à frente, mas antes é importante destacar o porquê da existência dessa segmentação e quando este público é utilizado.

Por que e quando utilizar?

Como já mencionamos aqui, ao utilizar um público semelhante é bem provável que seus resultados sejam mais efetivos, afinal você está fornecendo uma base com dados de contatos que você já conhece e utilizou em outras ações. 

Você poderá utilizar uma lista lookalike nas seguintes ferramentas:

  • Na programação de anúncios de remarketing;
  • Criando anúncios online através do Google Ads e do Facebook Ads, entre outros;
  • Em ferramentas de pesquisa de leads, para adquirir novas listas;
  • Em bases de dados para cruzamento e enriquecimento das informações, validando as listas de públicos mais antigos. 

Uma lista de público lookalike deve conter uma quantidade mínima de dados que ajudem a ferramenta utilizada a puxar mais perfis semelhantes. Isso vai depender também de cada objetivo e ferramenta. Algumas vão pedir uma lista apenas com dados demográficos, e outras vão precisar do e-mail, algum telefone e até mesmo a identificação de tags de conversões dentro de suas estratégias digitais. 

Quando você desejar utilizar uma lista de público semelhante, atente-se para as regras e recomendações de cada plataforma, considerando também a segurança da ferramenta e a necessidade de respeitar a privacidade de dados pessoais.

Como encontrar um público lookalike

Para encontrar e utilizar um lookalike, você deverá começar com uma lista de público pré-existente e validada pelas suas próprias estratégias. Neste ponto, você pode extrair essa lista de contatos a partir de:

  • Lista de vendas e novos clientes;
  • Lista de clientes antigos;
  • Base de leads já qualificados;
  • Base de seguidores engajados;
  • Leads captados através de conteúdos;
  • Leads que solicitaram orçamento;
  • Contatos sem resposta.

Entre muitas outras listas que você já deve acompanhar com suas ferramentas de marketing e vendas, a exemplo das automações e do CRM. Agora que você já sabe o que é um público lookalike e como utilizá-lo, confira também como aplicar a tecnologia CRM em sua empresa.

RESUMINDO

leia também

janeiro 25, 2021

Como atrair clientes B2B para sua empresa

  Como atrair clientes B2B para sua empresa   Conquistar oportunidades mais qualificadas para vendas […]
janeiro 22, 2021

Cliente Ideal para venda: aprenda como e onde encontrar

  Cliente Ideal para venda: aprenda como e onde encontrar   Equipes de marketing e […]
janeiro 20, 2021

O que é ICP (Ideal Customer Profile)?

  O que é ICP (Ideal Customer Profile)?   A área de vendas conta com […]
janeiro 19, 2021

Mitigação de riscos: entenda o conceito para empresas

Mitigação de riscos: entenda o conceito para empresas   Em todos setores econômicos e para […]