O que é e como encontrar um público lookalike
Entre quem trabalha com marketing e aqueles do setor de vendas, existem muitas estratégias compartilhadas e também objetivos comuns a serem alcançados para o sucesso de uma empresa. Ambos os departamentos e suas ações vão compartilhar os mesmos públicos. Um dos muitos públicos que pode ser utilizado nas estratégias é o chamado lookalike, ou público semelhante.
Para criar anúncios e pesquisar listas de leads para começar uma prospecção, o público lookalike será muito útil e já chega nas suas estratégias com uma segmentação ajustada ao perfil de cliente ideal.
Bem interessante, não é? Então conheça agora os principais detalhes sobre o público lookalike.
O que é um público lookalike?
Lookalike é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “parecido com”. A tradução mais comum de público lookalike é público semelhante, termo utilizado justamente nos principais meios de compra de mídia digital.
Então, pelo próprio nome, já começamos a entender que um público lookalike é uma segmentação de leads baseada em uma outra lista da sua empresa, obtendo uma lista de perfis similares aos que você indicou.
É possível obter um lookalike a partir de diferentes fontes. Detalharemos isso mais à frente, mas antes é importante destacar o porquê da existência dessa segmentação e quando este público é utilizado.
Por que e quando utilizar?
Como já mencionamos aqui, ao utilizar um público semelhante é bem provável que seus resultados sejam mais efetivos, afinal você está fornecendo uma base com dados de contatos que você já conhece e utilizou em outras ações.
Você poderá utilizar uma lista lookalike nas seguintes ferramentas:
- Na programação de anúncios de remarketing;
- Criando anúncios online através do Google Ads e do Facebook Ads, entre outros;
- Em ferramentas de pesquisa de leads, para adquirir novas listas;
- Em bases de dados para cruzamento e enriquecimento das informações, validando as listas de públicos mais antigos.
Uma lista de público lookalike deve conter uma quantidade mínima de dados que ajudem a ferramenta utilizada a puxar mais perfis semelhantes. Isso vai depender também de cada objetivo e ferramenta. Algumas vão pedir uma lista apenas com dados demográficos, e outras vão precisar do e-mail, algum telefone e até mesmo a identificação de tags de conversões dentro de suas estratégias digitais.
Quando você desejar utilizar uma lista de público semelhante, atente-se para as regras e recomendações de cada plataforma, considerando também a segurança da ferramenta e a necessidade de respeitar a privacidade de dados pessoais.
Como encontrar um público lookalike
Para encontrar e utilizar um lookalike, você deverá começar com uma lista de público pré-existente e validada pelas suas próprias estratégias. Neste ponto, você pode extrair essa lista de contatos a partir de:
- Lista de vendas e novos clientes;
- Lista de clientes antigos;
- Base de leads já qualificados;
- Base de seguidores engajados;
- Leads captados através de conteúdos;
- Leads que solicitaram orçamento;
- Contatos sem resposta.
Entre muitas outras listas que você já deve acompanhar com suas ferramentas de marketing e vendas, a exemplo das automações e do CRM. Agora que você já sabe o que é um público lookalike e como utilizá-lo, confira também como aplicar a tecnologia CRM em sua empresa.
RESUMINDO
para sua empresa