Tratando da gestão de empresas e de projetos, um ponto importante de consideração, avaliação e planejamento é o gerenciamento de riscos. Como você já deve imaginar, mesmo que não tenha experimentado isso na prática, existem muitos riscos e ameaças, internos e externos, em todo tipo de empresa. E eles não se limitam a prejuízos financeiros, conforme discutiremos neste artigo.
Conhecer os riscos é apenas a primeira parte do trabalho, que deve ser acompanhado de perto para gerenciar e mitigar todos estes possíveis problemas. Por essas características, a gestão de riscos também está associada com a gestão de crises nas mais diversas áreas de uma empresa ou instituição.
A seguir, levantamos os principais conceitos e o histórico desta estratégia para entender o que é gerenciamento de riscos e também as principais atividades para contar com esta gestão em sua empresa.
Então, vamos começar pelo básico: o que é gerenciamento de riscos? Resumidamente, este é o processo de identificar, avaliar, mensurar, monitorar e administrar os riscos que podem ocorrer a uma empresa. Como também já citamos, isso exige um conhecimento atento não só de questões e processos internos, mas também de elementos externos e movimentos no mercado.
Com o objetivo de gerenciar riscos, a pesquisa e planejamento são os maiores instrumentos e necessidades para qualquer negócio. Dependendo do tamanho da empresa e/ou do projeto, estas tarefas são distribuídas internamente, podendo inclusive contar com um departamento próprio e dedicado à gestão e mitigação dos riscos.
O compliance é a área e política que vai cuidar de boa parte destas questões, focando principalmente no mapeamento de crimes financeiros e fraudes empresariais. Outra forma de viabilizar esse gerenciamento e proteger-se é contar com a consultoria de empresas e profissionais especializados na investigação e no tratamento de riscos.
Para entender a importância de realizar o gerenciamento de riscos, precisamos saber também quais são as principais implicações que eles trazem para uma empresa. Como citamos logo na abertura deste artigo, os riscos não são somente financeiros.
Incluem-se aqui os riscos operacionais, riscos à segurança e à integridade física de seus colaboradores e consumidores, crises de comunicação, crises ambientais, crises financeiras externas, inadimplência, crimes empresariais, processos judiciais e muitos outros.
A gestão de riscos atua de forma conjunta com todos departamentos da empresa justamente para identificar o que pode ser prevenido e reagir de forma rápida para diminuir qualquer consequência. Quanto mais detalhado for o planejamento deste gerenciamento, melhores serão os resultados obtidos.
E agora o ponto mais importante: como enfim aplicar o gerenciamento de riscos em seu negócio. Infelizmente, não conseguimos resumir neste espaço todas as obrigações, necessidades e pontos de atenção para fazer este trabalho.
Elementos essenciais este acompanhamento, destacamos a necessidade de conhecer amplamente o negócio e também o mercado e seu público. Outro ponto recomendado também é adotar ferramentas próprias de inteligência de mercado, monitoramento de comunicação e compliance.
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