Gestão de riscos: 3 exemplos e como gerenciar na sua empresa

 

Em qualquer empresa, existem problemas que podem comprometer gravemente as finanças e até mesmo as operações do negócio. O ponto a ser avaliado é que estes problemas podem ser contornados e, principalmente, evitados. Esta é a premissa do trabalho de gestão de riscos. Existem estratégias, ferramentas e conhecimentos necessários para este objetivo, e descreveremos eles neste artigo.

Além disso, existem exemplos clássicos de riscos aos quais uma empresa pode estar exposta. Com a correta gestão e mitigação de riscos, é possível gerenciar a situação com mais controle e também maiores chances de chegar a um resultado positivo. 

Não pense que a gestão de riscos é apenas para as grandes empresas! Com os exemplos apresentados nos próximos tópicos, será possível compreender este ponto. Confira agora.

Como é feita a Gestão de Riscos?

Existem definições técnicas que descrevem o que é um risco para as empresas. Segundo a norma ISO 9001:2015, já uma conhecida das empresas no Brasil e no mundo, o risco é definido como o efeito da incerteza, causando desvios (positivos ou negativos), sobre o resultado esperado de algum processo, projeto ou outro objetivo. E na ISO 31000 encontramos a definição de gestão de riscos como o conjunto de ações estratégicas para identificação, prevenção e administração dos riscos envolvidos em uma atividade. 

Considerando os riscos empresariais, a norma também define um framework para o gerenciamento de processos de forma a organizar e evitar os diversos tipos de riscos. Das pequenas às grandes empresas, todas devem adotar tais procedimentos não só como uma medida de cumprir com as normas de qualidade, mas também para aproveitar efetivamente os benefícios da gestão de risco contra aqueles mais recorrentes na rotina dos negócios.

Riscos empresariais

Provavelmente você já conhece muitos dos riscos empresariais, mas não sabe identificar origens, nomes e nem menos como resolvê-los. A seguir, detalhamos três exemplos de riscos e como eles podem ser gerenciados dentro de uma companhia.

  • Riscos operacionais

Dentro dos chamados riscos operacionais, estão aqueles relacionados à falhas nas operações internas e também aos riscos externos, representando perdas significativas tanto em pessoal, finanças, relacionamentos e afins. Exemplos de riscos operacionais são greves, roubos, acidentes, desastres climáticos e outros mais, também sendo específicos ao setor e ao formato da empresa. Contra eles, a melhor atuação é na prevenção e no trabalho de mitigar riscos.

  • Riscos financeiros

Bastante óbvio, estão incluídos aqui todos os problemas originados por motivos financeiros, seja a inadimplência de clientes ou da própria empresa, endividamento, as crises econômicas e outros tantos outros fatores. Uma boa organização das finanças é a melhor forma de prevenir tais erros, assim como uma gestão atenta e transparente sobre este ponto. Ter um setor financeiro interno talvez não seja a realidade do seu negócio, mas ainda é essencial contar, ao menos, com a consultoria de profissionais que façam a administração e análise destas questões.

  • Riscos regulatórios

Já os riscos regulatórios se mostram os mais desafiadores para as empresas, relacionados ao cumprimento das mais diversas leis e normas sobre empresas, serviços e produtos. Dentro deste exemplo entra em cena o compliance, ou ainda compliance regulatório. Aliado à gestão de risco, o compliance atua para que todas operações e processos de uma empresa estejam dentro da regularidade, o que cobre até mesmo a ocorrência de crimes como a lavagem de dinheiro. 

Enfim, estas são apenas algumas das situações possíveis e previstas dentro da gestão de riscos. Um ponto que sempre deve ser observado, além das questões internas da empresa, é a avaliação do cenário externo e dos relacionamentos com empresas parceiras. Sobre essa necessidade, saiba também o que é e como realizar um background check de empresas.

RESUMINDO

leia também

outubro 16, 2020

Entenda o que é e como fazer qualificação de leads

  Entenda o que é e como fazer qualificação de leads   Quando uma empresa […]
outubro 14, 2020

Como encontrar e validar leads para prospecção

  Como encontrar e validar leads para prospecção   Faz parte das estratégias de Marketing […]
outubro 12, 2020

O que é Data Driven Marketing?

  O que é Data Driven Marketing?   Já estamos a algumas décadas vendo como […]
outubro 9, 2020

Gestão de riscos: 3 exemplos e como gerenciar na sua empresa

ShareTweetPin0shares  Gestão de riscos: 3 exemplos e como gerenciar na sua empresa   Em qualquer […]